Início » Internet » O que a foto no seu avatar em redes sociais diz sobre você

O que a foto no seu avatar em redes sociais diz sobre você

Avatar Por

Desde que a internet surgiu somos compelidos a usar nossas próprias fotos nos demais perfis, sites ou redes sociais a medida que elas eram criadas. Isso passa um ar de confiança e mostra que não temos medo de dar nossa cara à tapa. Aqui mesmo no TB, por exemplo, você pode conferir o rosto de quase toda a equipe na página "sobre". Nos nossos perfis do Twitter, Orkut e Facebook, também usamos fotos, muitas vezes com alguma edição.

O autor Doogie Horner, da revista FastCompany, notou uma tendência nas edições e no modo de tirar tais fotos. Dentre eles o ângulo de inclinação, o estilo de corte e o zoom na foto. Horner então desenhou um guia que mostra qual a personalidade das pessoas baseado nas fotos que elas usam no Facebook.

O recurso de zoom, por exemplo, é examinado na imagem ao lado.

  • Zoom na região 1 são usadas mais por pessoas introvertidas, solitárias e que possivelmente guardam um segredo obscuro;
  • Zoom na região 2 indica uma pessoa mediana, sem muito o que dizer;
  • Zoom na região 3 são usadas por pessoas extrovertidas, abertas ou possivelmente hábeis manipuladoras;
  • Zoom da região 4 indicam pessoas intensas, possivelmente um poeta ou homicida. Ou talvez os dois.

Ok, gráficos criados por Horner podem não ter base científica nenhuma. Mas ainda assim, o guia pode servir para alguém. Alguém que tem uma foto com o grau de inclinação entre 31 e 50 (veja o gráfico completo no site da Fast Company para entender), por exemplo. Ah sim, Horner também é um humorista stand-up. 😛

Segundo os gráficos, eu sou uma pessoa estável, introvertida, solitária e possivelmente guardo um segredo bem obscuro. E você, leitor?

Com informações: BoingBoing.

Atualização às 19:40 | Se você quiser uma pesquisa mais séria sobre o assunto, leia esse artigo da BBC News sobre uma pesquisadora que analisou 3,5 mil fotos e quais foram as suas conclusões.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.