Início » Aplicativos e Software » Facebook facilita acesso ao feed com posts mais recentes

Facebook facilita acesso ao feed com posts mais recentes

O Facebook também começou a permitir mais controle para os usuários escolherem quem vai comentar nos posts da rede social

André FogaçaPor

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (31) uma nova ferramenta, em forma de filtro, para que usuários da rede social voltem a poder acompanhar o feed em ordem cronológica, com menor interferência do algoritmo criado pela empresa de Mark Zuckerberg e que garante saber exatamente os interesses de cada perfil.

Facebook em um Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Facebook em um Andoird (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Se você utiliza a rede social de Mark Zuckerberg, deve ter notado que o conteúdo exibido na linha do tempo do Facebook não respeita obrigatoriamente alguma linha de horas ou dias, colocando no topo quem publicou primeiro. O Facebook coloca um algoritmo que acompanha o interesse de seus usuários, para misturar o conteúdo exibido neste local, junto de publicidade e outras postagens.

Não faz muito tempo que o Facebook vem dando passos tímidos para reverter este cenário. A rede social chegou a permitir que os usuários criassem uma lista com 30 amigos e páginas para ganharem prioridade no feed. A novidade é que a empresa começou a liberar uma interface que separa quase fisicamente este mesmo filtro.

O recurso funciona assim: quando o usuário abre o aplicativo do Facebook em um dispositivo móvel, pode notar três abas no topo da interface. Uma delas é chamada “Home” e oferece o feed tradicional, com a segunda chamada de “Favoritos” e ela mostra apenas estes 30 amigos e páginas previamente selecionados.

Essa divisão em abas não é permanente. O Facebook afirma que só quem acessa a separação com alguma frequência continuará vendo a ferramenta. Ao The Verge, a rede social comentou que existe um limite de sete dias para o filtro deixar de aparecer por padrão sempre que o usuário abre o aplicativo.

A terceira aba deste conjunto é chamada de “Mais recente” e faz exatamente o que você pensou: lista as postagens, mesmo as de pessoas e páginas não selecionadas como favoritas, em ordem que respeita quem ou o que publicou primeiro.

A separação do feed em três abas distintas começa a aparecer aos poucos para usuários que acessam o Facebook a partir do aplicativo para dispositivos Android. A empresa promete levar a mesma funcionalidade para o iPhone, iPad e iPod Touch nas próximas semanas, mas não comentou quando que a novidade será entregue para a versão web.

Facebook oferece mais privacidade em postagens

Além de voltar com a ordem cronológica de forma mais direta, o Facebook também anunciou algumas novidades para quem está publicando um conteúdo qualquer dentro da rede social. Agora, usuários poderão escolher quem poderá comentar a postagem.

Existem três opções para liberar os comentários dos posts: deixar aberto para qualquer pessoa dentro da rede social, permitir que apenas amigos escrevam alguma coisa ou então somente perfis e páginas diretamente mencionadas na publicação.

O Facebook diz que o objetivo com este novo controle é limitar a interação de pessoas indesejadas para usuários comuns, ou mesmo ajudar no bem estar de figuras públicas que acabam encontrando hate dentro da rede social.

Com informações: Facebook.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dione Julek (@Julek)

Essa era a coisa que mais me incomodava quando usava, eu seguia uma página e nunca via ela no meu feed. Hoje em dia prefiro ficar só com meu tweetdeck e feedly.

Rodrigo Dias (@rodrigodias)

Eu até fui olhar no calendário pra ver se hoje não era primeiro de abril. Mas não é (ainda).

Rodrigo Dias (@rodrigodias)

Sobre a versão web, tem uma extensão chamada F.B. Purity, que força a exibição em ordem cronológica, além de outros tweaks para a outra rede.