iOS 14.5 traz ferramenta para recalibração de bateria no iPhone 11

A nova ferramenta de recalibração no iOS 14.5 pretende corrigir um erro na hora de medir a saúde da bateria dos iPhones 11

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Ferramenta de recalibração da bateria no iOS 14.5 (Imagem: reprodução/9to5Mac)
Ferramenta de recalibração da bateria no iOS 14.5 (Imagem: reprodução/9to5Mac)

A Apple criou uma ferramenta para calibrar constantemente a bateria de seus smartphones com o iOS 14.5. O recurso apareceu na sexta versão de testes do sistema operacional móvel da empresa, sendo compatível apenas com toda a família de aparelhos iPhone 11 (iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max).

Com o passar do tempo, a bateria dos aparelhos vai deixando de ter a mesma capacidade de carga e este dilema causou uma polêmica generosa com a Apple em 2017, flagrada baixando o desempenho de seus celulares e tablets para compensar a menor autonomia dos mesmos.

Agora, ao menos na sexta versão de testes do iOS 14.5, a Apple inseriu uma ferramenta para recalibração da bateria para que o sistema operacional saiba com maior precisão a saúde do componente. Curiosamente este recurso funciona apenas nos iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max, deixando de fora todos os modelos anteriores e que são compatíveis com o iOS 14: iPhone 6S, 6S Plus, SE de primeira geração, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus, X, XS, XS Max e XR.

“O iOS 14.5, que será liberado neste outono, inclui uma atualização onde o sistema de vai calibrar novamente a capacidade da bateria e o nível máximo de desempenho no iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max para corrigir estimativas imprecisas para saúde da bateria de alguns usuários,” comenta a Apple em nota aos desenvolvedores.

“Sintomas deste bug incluem comportamento inesperado de consumo elevado da bateria ou, em um número pequeno de casos, redução do desempenho máximo. Este relatório impreciso de saúde da bateria não afeta a saúde da bateria de fato,” complementa a empresa.

Essa nova calibração será feita com ajuda de muitos ciclos de recarga da própria bateria, levando semanas para levantar dados confiáveis. Uma vez finalizado o processo, as novas informações serão inseridas dentro do menu de ajustes, onde a parte da saúde da bateria já é exibida para o dono do aparelho.

iOS 14.5 já deu indícios de chip A14X de um suposto iPad Pro

Melhor cuidado para a saúde dos iPhones 11 não é a única novidade desta versão do sistema operacional móvel da Apple. No quinto beta do iOS 14.5, liberado na semana passada, uma menção com nome de 13G apareceu e faz referência a placa gráfica do chip.

O pessoal do 9to5Mac afirma que não existe nenhum chip da Apple que encaixa nessa referência, levantando suspeitas para o SoC que deve estar dentro de um suposto iPad Pro de nova geração. Rumores indicam que ele terá o A14X, uma variante do A14 Bionic presente nos iPhones 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max.

Os boatos garantem que este chip tem como base o Apple M1, o mesmo dos primeiros MacBooks e Mac Mini com processador ARM. Como o MacBook Air é o único sem nenhuma ventilação forçada (ventoinha), é provável que este suposto iPad Pro terá um desempenho semelhante ao portátil fino da maçã.

Com informações: 9to5Mac.

Receba mais sobre iOS 14.5 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados