Início » Aplicativos e Software » Siri não terá mais voz feminina por padrão nos EUA

Siri não terá mais voz feminina por padrão nos EUA

iOS 14.5 exibirá um prompt para que usuários decidam se a Siri terá voz feminina ou masculina; duas novas vozes foram adicionadas

Ana MarquesPor

A Apple não irá mais definir a voz da Siri como feminina por padrão nos Estados Unidos. A última versão beta lançada para o iOS 14.5 mostra que os usuários poderão definir qual será seu próprio padrão de voz para o software ao configurar o iPhone pela primeira vez. Além disso, a empresa está adicionando duas novas opções de voz para.

Siri, assistente virtual da Apple (Imagem: Omid Armin/Unsplash)

Siri, assistente virtual da Apple (Imagem: Omid Armin/Unsplash)

A ação é uma resposta às polêmicas de gênero levantadas nos últimos anos em relação às vozes usadas pelos assistentes virtuais – não somente da Apple, como do Google, Amazon, Microsoft, e por aí vai. Todas usam vozes femininas por padrão, o que remete a uma questão sexista, podendo insinuar que apenas mulheres ocupam o posto de auxiliar, de acordo com um relatório das Nações Unidas.

“Esta é uma continuação do compromisso de longa data da Apple com a diversidade e inclusão, e produtos e serviços que são projetados para refletir melhor a diversidade do mundo em que vivemos”, diz a Apple em comunicado.

Novas vozes contribuem com variedade de tons

Também visando a diversidade, os falantes de inglês ganham ainda duas novas vozes com variações no som e no padrão de fala. Ambas usam novos talentos recrutados pela Apple – após gravar os sons originais, a companhia os aplica em seu motor neural para tornar a voz do assistente mais natural, com transições suaves e melhor inflexão à medida que as frases são geradas em tempo real.

O iOS 14.5 beta 6 foi lançado nesta quarta-feira (31), para membros do programa de testes da Apple, e a versão estável é esperada para as próximas semanas.

Com informações: TechCrunch

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

LekyChan (@LekyChan)

Como disse no tópico do gameboy.
Pessoas com tempo livre fazem coisas estranhas.

² (@centauro)

Eu queria a voz do Terminator com a mesma personalidade.

Alarme tocando, mando um snooze pra dormir mais 5 minutos e o assistente solta um “Al b bak” de volta? Fantástico.

João M. (@RonDamon)

Os mimizendos q reclamaram disso dps vao continuar usando a voz feminina pra não parecerem apoiadores de machistas.