Siri não terá mais voz feminina por padrão nos EUA

iOS 14.5 exibirá um prompt para que usuários decidam se a Siri terá voz feminina ou masculina; duas novas vozes foram adicionadas

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Siri, assistente virtual da Apple (Imagem: Omid Armin/Unsplash)
Siri, assistente virtual da Apple (Imagem: Omid Armin/Unsplash)

A Apple não irá mais definir a voz da Siri como feminina por padrão nos Estados Unidos. A última versão beta lançada para o iOS 14.5 mostra que os usuários poderão definir qual será seu próprio padrão de voz para o software ao configurar o iPhone pela primeira vez. Além disso, a empresa está adicionando duas novas opções de voz para.

A ação é uma resposta às polêmicas de gênero levantadas nos últimos anos em relação às vozes usadas pelos assistentes virtuais – não somente da Apple, como do Google, Amazon, Microsoft, e por aí vai. Todas usam vozes femininas por padrão, o que remete a uma questão sexista, podendo insinuar que apenas mulheres ocupam o posto de auxiliar, de acordo com um relatório das Nações Unidas.

“Esta é uma continuação do compromisso de longa data da Apple com a diversidade e inclusão, e produtos e serviços que são projetados para refletir melhor a diversidade do mundo em que vivemos”, diz a Apple em comunicado.

Novas vozes contribuem com variedade de tons

Também visando a diversidade, os falantes de inglês ganham ainda duas novas vozes com variações no som e no padrão de fala. Ambas usam novos talentos recrutados pela Apple – após gravar os sons originais, a companhia os aplica em seu motor neural para tornar a voz do assistente mais natural, com transições suaves e melhor inflexão à medida que as frases são geradas em tempo real.

O iOS 14.5 beta 6 foi lançado nesta quarta-feira (31), para membros do programa de testes da Apple, e a versão estável é esperada para as próximas semanas.

Com informações: TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados