Correntistas já podem gerenciar limite do Pix no app do banco

A partir deste mês de abril, clientes poderão ajustar limites do Pix e integrar app do banco à lista de contatos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Pix no celular (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Ajuste de limite no aplicativo do Nubank (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O mês de abril começou e, com isso, uma nova regra do Pix passou a valer: a partir de agora, o usuário poderá definir os limites de valores com os quais deseja contar para as transações. Até então, somente os limites para TED e cartão de débito podiam ser personalizados.

No começo de março, entrou em vigor a regra que determina que os limites de envio de dinheiro via Pix sejam iguais ao teto que cada instituição adota para transferências por TED. Para transações realizadas entre 20:00 e 6:00, os limites máximos do Pix devem ser equivalentes aos que a instituição usa para operações com cartão de débito.

Isso significa que, indiretamente, os limites para TED e cartão de débito definem os limites para o Pix. De quanto são esse valores? Depende. Cada instituição tem liberdade para estabelecer os limites máximos com base em critérios próprios.

Com a nova regra, o cliente poderá determinar, no aplicativo do banco ou de outra instituição financeira na qual tem conta, qual o limite que deseja ter ali.

Se o valor for superior ao máximo estabelecimento pela instituição para TED, caberá a esta analisar o pedido e tomar a decisão. A resposta deverá ser dada em até uma hora se a solicitação for feita entre 6:00 e 20:00. Fora desse horário, o retorno deverá ser dado até as 7:00 do útil seguinte.

Porém, se o valor for inferior ao limite para TED, o pedido deverá ser acatado imediatamente.

A implementação da mudança parece seguir a passos lentos, no entanto. Em verificação na tarde desta quinta-feira (1), os aplicativos da Caixa Econômica Federal e Santander ainda não permitiam ajuste de limite pelo usuário.

O app do Nubank, por outro lado, já permite a alteração de limite. Para isso, basta ir em Pix e Meu limite Pix, digitar senha e informar o valor desejado. O Bradesco também já possibilita a mudança.

Acesso à lista de contatos

Também a partir desta quinta-feira, passa a valer a regra que permite que o usuário integre o aplicativo da instituição na qual tem conta à lista de contatos de seu celular. Essa é uma maneira de facilitar a localização da pessoa que irá receber uma transferência ou pagamento via Pix.

Além disso, usuários (pessoa física) e organizações já podem solicitar alteração de nome em uma chave Pix. Essa opção é útil para pessoas que mudaram de nome em função de um casamento ou para empresas que trocaram de nome fantasia, por exemplo.

Com informações: Agência Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados