O Twitter Spaces é a aposta da rede social para concorrer com o Clubhouse, e a plataforma também estará disponível no ambiente desktop através da versão web. Ainda em beta, o recurso permite criar uma espécie de live de áudio com convidados, com a possibilidade de participação do público.
Twitter Spaces poderá ser acessado pelo computador (Reprodução: @magnusnn/Twitter)
Com a chegada do Spaces para computadores, o Twitter ganha mais uma vantagem frente ao Clubhouse, que está disponível apenas para iOS. A novidade já foi notada por alguns usuários, e um desenvolvedor do Twitter publicou um tweet confirmando o recurso:
Tweet de desenvolvedor do Twitter confirma Spaces pela web (Reprodução: @magnusnn/Twitter)
Um detalhe importante é que, no ambiente móvel, o Spaces fica associado aos Fleets, espécie de stories do Twitter. Essa função não está disponível no computador, as salas de áudio aparecerão no formato de cartões, como se fosse um tweet.
Twitter Spaces ainda está em beta
Apesar de já ser uma opção consolidada ao Clubhouse, o Twitter Spaces ainda não está disponível para todos os usuários criarem suas próprias salas. Nesse caso, é possível apenas ouvir e participar de espaços criados por outros usuários.
Twitter Spaces no Android (imagem: divulgação/Twitter)
No começo, o Spaces estava disponível apenas no aplicativo para iPhone, mas posteriormente chegou ao Android. Ainda em beta, o recurso permite que até 10 pessoas participem como oradores, e não há limite para o número de ouvintes. O anfitrião decide quais participantes podem falar, e os espectadores também podem pedir para participar de forma ativa.
Outro fator interessante do Twitter Spaces é que ele é acessível, com transcrição em texto de todo o áudio que é falado na sala. No entanto, o recurso não funciona bem em português.
Outras redes sociais apostam chat de áudio
Os chats de áudio caíram no gosto dos usuários, e mais redes sociais além do Twitter ou Clubhouse possuem ou planejam opções similares. Sim, virou febre:
- O Telegram recentemente expandiu os chats por voz. Um diferencial é que o serviço permite participantes ilimitados e gravação do áudio;
- O Facebook também trabalha em um clone do Clubhouse, mas não há detalhes sobre o funcionamento. Algo similar também deve chegar ao Instagram;
- O LinkedIn deve lançar em breve o beta das suas salas de áudio. A rede social profissional deve competir de perto com o Clubhouse, que virou um recinto para discutir negócios;
- Até o Spotify vai ter salas de áudio: o serviço de streaming de música comprou o Locker Room, app voltado para debates de esportes; com a aquisição, a empresa irá expandir os assuntos para música e cultura;
- O Discord lançou o Stage Channels nesta quarta-feira (31). Ao contrário das salas de chat por voz tradicionais da plataforma, o recurso permite definir moderadores e gerenciar quem fala ou permanece na plateia virtual.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Com o tanto de alternativa de grandes empresas surgindo nessa velocidade, quero ver como o Clubhouse vai se manter relevante, ficando restrito ao iOS e ainda exigindo convite.
Essa restrição, imagino, deve ter sido implementada por questões de infra-estrutura, mas quem está copiando o conceito são empresas bem grandes que já possuem uma infra robusta pra não se preocupar com isso.
Em breve morre de vez
Isso se chama massacre.
Coitado do pessoal do Clubhouse.
Espero que estejam pensando em outro app.