Início » Aplicativos e Software » Como desativar o Twitter de alguém que faleceu

Como desativar o Twitter de alguém que faleceu

Caso julgue necessário desativar o Twitter de alguém que faleceu, a rede social preparou um formulário para fazer solicitação

Lucas LimaPor

Nem toda rede social se propõe a apagar o conteúdo de uma conta após um período de inatividade — o Twitter faz algumas limpezas regulares, mas não define um prazo limite. Em alguns casos, postagens antigas de alguém pode continuar trazendo dor às famílias; em outros, o perfil continua sendo desrespeitado por outros usuários… Por esses ou outros exemplos, saiba como desativar a conta do Twitter de alguém que faleceu.

Apagar Twitter (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

Apagar Twitter (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

Quem pode desativar a conta de alguém que faleceu?

Há dois cenários para a solicitação de desativação de uma conta do Twitter: pessoas que faleceram ou que são, comprovadamente, incapazes de continuar gerenciando o perfil. Quem pode solicitar a desativação da conta varia nos casos:

  • Pessoas que faleceram: um familiar direto ou alguém autorizado a agir em nome do Estado;
  • Usuários incapacitados: alguém autorizado a agir em nome dessa pessoa.

Em ambos os casos, a comprovação do vínculo com o usuário é feita a partir de documentos exigidos pelo Twitter.

  • Para pessoas que faleceram: precisa de uma cópia da identidade de quem fez a solicitação, além de uma cópia da certidão de óbito da pessoa;
  • Pessoas incapacitadas: exige cópias das identidades (de quem fez a solicitação e do titular da conta) e da procuração que autoriza quem solicitou a desativação a agir em nome do titular da conta.

O Twitter afirma que esses documentos são tratados com sigilo e serão excluídos após a análise.

Como pedir que o Twitter desative a conta de um falecido

  1. Acesse help.twitter.com/pt/forms/privacy;
  2. No primeiro campo, marque “Estou solicitando informações sobre uma conta do Twitter”;
  3. No segundo campo, selecione “Alguém que tenho autorização para representar”;
  4. No campo “Digite as informações específicas que você está solicitando”, escreva que deseja desativar o perfil e explique o motivo;
  5. Preencha os campos restantes com as informações indicadas e envie a solicitação. Depois aguarde o contato do Twitter via e-mail.

Mesmo que o Twitter atenda à solicitação, desativando a conta, a rede social diz que não fornecerá as credenciais de acesso à conta a ninguém, independente do grau de relacionamento com o falecido.

O que acontece após a conta ser desativada?

Quando uma conta é desativada, imediatamente o nome de usuário, nome de exibição e perfil público não podem mais ser vistos no Twitter.

Durante 30 dias ainda é possível reativar a conta, caso a pessoa tenha acesso a ela. Após esse período, o perfil é permanentemente desativado e todas as informações são removidas das ferramentas de produção do Twitter.

Passados os 30 dias, o @ (arroba) do usuário ficará livre para outras pessoas.

Com informações: Twitter 1, 2.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando