Início » Jogos » Como jogar Dragon Ball FighterZ [Guia para iniciantes]

Como jogar Dragon Ball FighterZ [Guia para iniciantes]

Veja dicas de como jogar Dragon Ball FighterZ, aprenda a dominar o sistema de luta e os personagens da obra de Akira Toriyama

André Leonardo Por

Dragon Ball está no mundo desde 1984, o mangá de Akira Toriyama já teve diversas adaptações para muitas mídias, inclusive no mundo dos games. Dragon Ball FighterZ é um dos jogos de luta mais profundos que envolvem Goku e sua turma. Por isso, aprenda como jogar Dragon Ball FighterZ e conheça estratégias para aproveitar melhor o game.

Como jogar Dragon Ball FighterZ

Dragon Ball FighterZ (Imagem: Reprodução/ Arc System Works/ Bandai Namco)

O que é Dragon Ball FighterZ

Dragon Ball FighterZ é um jogo de luta 2D, desenvolvido pela Arc System Works, empresa responsável pelas séries Guilty Gear e Blazblue. O game tem um visual muito bonito, que dá a impressão de estarmos assistindo a um episódio do anime.

Por falar em anime, os combates em alta velocidade são muito bem representados. Acredite, Dragon Ball FighterZ é um jogo muito rápido, com mistura de combos agressivos, contra-ataques, teletransporte, troca de personagens e assistências. É tudo caótico, mas funciona.

Os combates são disputados em trios e por isso dominar as estratégias que envolvam todos os personagens são essenciais, como veremos mais adiante.

Em quais plataformas está disponível

Dragon Ball FighterZ está disponível para PS4, Xbox One e Windows. O jogo também pode ser reproduzido no PS5 e Xbox Series X|S via retrocompatibilidade.

Requisitos para rodar Dragon Ball FighterZ no PC

Requisitos mínimos Requisitos recomendados
Sistema operacional: Windows 7/8/10 (versão de 64 bit) Windows 7/8/10 (versão de 64 bit)
CPU AMD FX-4359 4.2GHz ou Intel Core i5-3470 3.2GHz AMD Ryzen 5 1400 3.2GHz ou Intel Core i7-3770 3.4GHz
Memória RAM 4GB 8GB
Placa de vídeo Radeon HD 6870 1GB ou GeForce GTX 650Ti 1GB Radeon HD 7870 2GB ou GeForce GTX 660 2GB
DirectX Versão 11 Versão 11

Dicas de como jogar Dragon Ball FighterZ

Vamos agora, às principais dicas para ter um bom desempenho no game.

1. Use os Auto-combos para se ambientar

Se você não é muito chegado aos games de luta, talvez a velocidade dos combates de Dragon Ball FighterZ possa intimidar um pouco. Para diminuir esse problema, além de gastar um tempinho no modo treino, recomendo usar a mecânica de combos automáticos que o jogo disponibiliza.

Basta apertar qualquer botão de ataque repetidamente, que o lutador vai executar um combo simples, que pode até ser finalizado com um ataque especial, caso tenha barra de KI para isso. Essa é uma alternativa bastante útil para quem apenas deseja se divertir, sem querer se aprofundar muito nas mecânicas. Contudo, para quem pretende aproveitar mais os recursos do game é preciso aprender bem mais.

2. Teste todos os personagens

Como jogar Dragon Ball FighterZ

Como jogar Dragon Ball FighterZ (Imagem: Reprodução / Bandai Namco)

Pessoas que compram um jogo de Dragon Ball, geralmente são fãs da obra, e por isso, já contam com seus personagens favoritos. Entretanto, vale a pena testar todos os lutadores disponíveis no game. Personagens como Yamcha, que desde Dragon Ball Z, só faz apanhar de todo mundo, no game é um personagem com muitas opções ofensivas e divertido para jogar.

Por isso, não considere o poder de um personagem baseado no anime/mangá. Vale a pena dar uma chance a todos.

3. Use a Super Arrancada para se aproximar dos adversários

Dragon Ball FighterZ é um jogo muito rápido, por isso a super arrancada é uma opção para se aproximar de forma veloz dos adversários. O recurso também tem prioridade em relação ao dash normal e isso o torna um recurso bastante útil para usar contra a CPU e mesmo contra jogadores.

4. Use seus companheiros de time corretamente

Como dito antes, os combates em Dragon Ball FighterZ são disputados em trios e até lembram um pouco a série Marvel x Capcom. Por essa razão é importante que você saiba jogar com os personagens, mas também fique de olho na barra de energia de cada um, para fazer trocas em momentos oportunos durante o combate e recuperar um pouco da energia do personagem que esteja em um nível mais baixo.

Quando um lutador é substituído, ele pode recuperar um percentual de sua energia, até retornar ao combate. Muitas vezes, saber dosar a participação de cada lutador no combate pode fazer a diferença entre a vitória ou derrota.

5. Faça trocas de personagem durante combos

Quando você executa o comando de trocar de personagem com L1/L2(PS4) ou LB/LT(Xbox), o lutador que chega na tela, fica alguns instantes vulnerável aos ataques adversários. Uma estratégia para minimizar esse problema é tentar trocar de personagem no meio de um combo aéreo.

Durante o combo, faça o comando para trocar de lutador, assim seu personagem pode entrar no combate no meio do combo, evitando riscos desnecessários.

6. Jogue o modo história

Como jogar Dragon Ball FighterZ

Modo história Dragon Ball FighterZ (Imagem: Reprodução: Arc System Works / Bandai Namco)

O modo história do game não oferece nada muito inovador, mas é divertido porque apostou em uma história inédita, ao invés da manjada ideia de repetir os arcos que todos já cansamos de assistir no anime.

A história envolve a Android 21, personagem criada exclusivamente para o jogo, em uma trama que envolve a criação de clones dos lutadores. Não espere nada super inovador, mas existem diálogos curiosos (e engraçados), dependendo da combinação de lutadores do seu time.

Vale lembrar que a nova Androide 21 só é liberada após terminar esse modo.

7. Utilize seus Zenis

A maioria de suas ações no game, garante recompensas em “Zeni”, o dinheiro do game. Esse zeni pode ser gasto para comprar itens cosméticos, cores extras para personagens e itens para o lobby.

Espero que as dicas tenham ajudado.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando