Início » Gadgets » Apple Watch pode ganhar controle por sopro, sugere patente

Apple Watch pode ganhar controle por sopro, sugere patente

Já pensou em controlar o seu smartwatch com o sopro? Provavelmente não, mas a Apple já tem uma patente para isso

Ana MarquesPor

Nem sempre podemos tocar na tela do smartwatch para ativar algum recurso, seja por estar com a mão ocupada, ou mesmo com luvas. Você pode pensar que comandos de voz são a melhor saída para esse tipo de situação, mas a Apple pode estar desenvolvendo uma nova forma de controlar seu relógio inteligente: com o sopro.

Apple Watch (Imagem: Luke Chesser/Unsplash)

Apple Watch (Imagem: Luke Chesser/Unsplash)

A informação vem de uma patente registrada pela empresa, que foi aprovada neste início de abril. O sistema seria capaz de “detectar eventos de sopro para alternar entre diferentes modos de um dispositivo eletrônico”.

As imagens anexadas indicam que os tais “eventos de sopro” tratam-se realmente de uma pessoa soprando em um smartwatch para controlá-lo.

Patente mostra sistema de controle por sopro no Apple Watch (Imagem: Reprodução/Apple)

Patente mostra sistema de controle por sopro no Apple Watch (Imagem: Reprodução/Apple)

Segundo a patente, o recurso seria utilizado quando houvesse incapacidade do usuário de interagir fisicamente com o dispositivo.

“Dispositivos eletrônicos portáteis muitas vezes requerem uma primeira mão de um usuário para segurar ou usar o dispositivo, e uma segunda mão para interagir fisicamente com o dispositivo para fornecer comandos de entrada do usuário para controlar a funcionalidade do dispositivo eletrônico. Quando um usuário é incapaz de fisicamente diretamente interagir com um dispositivo eletrônico para fornecer comandos de entrada, a experiência do usuário fornecida pelo dispositivo é significativamente reduzida” – explica o documento.

Ainda que demonstrada majoritariamente com um Apple Watch, a patente dá margem para que a tecnologia de detecção de sopro seja usada em outros aparelhos, como um iPhone, por exemplo. Além de acionar um determinado recurso, o usuário poderia soprar mais forte ou mais vezes para realizar comandos diferentes.

Os sensores poderiam detectar o sopro por meio de aumento ou mudança na pressão, e o sistema poderia contar ainda com sensores de umidade ou temperatura para evitar falsos positivos.

Patente mostra sistema de controle por sopro no Apple Watch (Imagem: Reprodução/Apple)

Patente mostra sistema de controle por sopro no Apple Watch e no iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)

Apple recebeu a aprovação de 77 patentes esta semana

Ainda que o sistema de controle por sopro seja… interessante, por assim dizer, não há nenhum indício de que a Apple planeja lançá-lo em um futuro próximo, como no Apple Watch 7. Vale lembrar que a empresa registra patentes semanalmente e muitas destas “engenhocas” e funções imaginadas acabam nunca sendo expostas à luz do dia.

Na terça-feira (30), reportamos outro registro que despertou a atenção: um iPhone com design “ralador de queijo”, como o do Mac Pro. A Apple não comenta sobre produtos e tecnologias em desenvolvimento.

Com informações: Apple Insider

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando