Google Docs só vai consumir armazenamento do Workspace em 2022

Google adiou nova regra para contas do Workspace; para contas gratuitas, regra começa a valer já em 2021

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Docs (Foto: Reprodução/Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Google Docs (Foto: Reprodução/Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google anunciou em novembro que conteúdos do Docs passariam a contar no limite de armazenamento do Drive. A medida segue válida, mas, nesta segunda-feira (5), a empresa adiou o prazo para usuários do Workspace. Em vez de 1º de junho de 2021, como havia sido divulgado, a regra entrará em vigor em 1º de fevereiro de 2022 para esse grupo.

Com a decisão, documentos, planilhas, apresentações, formulários, desenhos e arquivos do Jamboard criados em contas do Workspace a partir de 1º de fevereiro de 2022 serão contabilizados no seu espaço de armazenamento. Os arquivos mais antigos contarão no limite apenas se forem atualizados a partir desta data.

A mudança no prazo para contas do Workspace vale apenas para o Google Docs. As imagens de alta qualidade armazenadas no Google Fotos passarão a contar para o limite de armazenamento a partir de 1º de junho de 2021, como já estava definido.

Segundo o Google, a prática de não contabilizar arquivos criados com suas ferramentas de edição teve que ser encerrada porque os usuários estão criando mais conteúdo do que nunca. A empresa afirma que, diariamente, são adicionados cerca de 4,3 milhões de gigabytes no Gmail, Drive e Fotos.

“Essas mudanças em nossa política de armazenamento são necessárias para fornecer aos nossos usuários uma ótima experiência e acompanhar o ritmo da crescente demanda”, explicou o Google, em seu comunicado.

Regra do Google para contas gratuitas começa em junho

Enquanto adia o prazo para o Google Docs ser contabilizado no limite de armazenamento de contas do Workspace, a empresa manteve o que estava previsto para contas gratuitas. Os documentos, planilhas e outros arquivos armazenados por quem não paga a assinatura passarão a contar para o limite já em 1º de junho de 2021.

O prazo também vale para imagens e vídeos em alta qualidade no Google Fotos. Os arquivos enviados antes da data não serão contabilizados no espaço de armazenamento, mas, os criados a partir de 1º de junho de 2021, vão consumir o espaço oferecido pela empresa.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados