Como ver o tempo de uso de aplicativos no Android

Descubra como ver o tempo de uso de aplicativos no Android e saiba o quanto você gasta com redes sociais, mensageiros e outros apps

Ana Marques
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Aplicativos no Android (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)
Aplicativos no Android (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

Você anda passando tempo demais no celular? Usuários de Android podem ver o tempo de uso de aplicativos para saber se há algum “vilão” roubando a sua atenção. O recurso faz parte das ferramentas de Bem-estar Digital, que têm como objetivo proporcionar um uso saudável dos dispositivos, evitando o vício em smartphones. A seguir, saiba como descobrir quanto tempo você gasta com o Facebook, Instagram, WhatsApp e outros apps no dia a dia.

O passo a passo abaixo foi realizado em um Galaxy S20 Ultra com One UI 3.1 (Android 11). Algumas opções podem ter nomes diferentes, dependendo da marca do seu celular, mas, no geral, o procedimento é bastante semelhante.

  1. Acesse as Configurações do Android e procure pela opção “Bem-estar digital e controle parentais”.
  2. Você verá um gráfico com o tempo de uso dos aplicativos. Toque sobre ele.
  3. Tocando sobre um aplicativo, é possível ver mais informações de uso diário e semanal, como quantas notificações foram recebidas e quantas vezes o app foi aberto.
Acessando o temporizador de aplicativos no Android

Como diminuir o tempo de uso de aplicativos

Caso você avalie que está gastando tempo demais com algum aplicativo (ou com todos eles), o Android dá a opção de estabelecer metas de uso. Com essas metas, você pode limitar a quantidade de horas para usar cada app.

  1. Abra o app Configurações do smartphone.
  2. Acesse a seção de Bem-estar digital e controles parentais.
  3. Toque no gráfico e, em seguida, toque no app que você quer limitar.
  4. Toque no ícone de ampulheta (⌛).
  5. Escolha quanto tempo você pode passar nesse app e finalize em “Ok” ou “Definir”.
Aplicativo que excedeu limite de uso no dia

Quando você atingir o tempo limite determinado, o aplicativo será fechado e o ícone dele ficará em preto e branco (como mostra a imagem acima). A contagem recomeça à meia-noite de cada dia. Para usar o app novamente antes da meia-noite, você deverá excluir o timer de uso do app – mas tente não fazer isso, né? Mantenha o foco!

Com informações: Google

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados