Início » Aplicativos e Software » Como adicionar Atalhos não confiáveis no iPhone ou iPad

Como adicionar Atalhos não confiáveis no iPhone ou iPad

Atalhos no iOS têm uma “trava de segurança” para impedir o usuário de adicionar funções maliciosas no aparelho; saiba como liberar

Lucas LimaPor

O aplicativo Atalhos surgiu no iOS 12, depois que a Apple, em 2017, comprou o Workflow, um app semelhante que tinha a mesma proposta. É a partir do Atalhos que dá para implementar funções “extras” no sistema, seja transformar imagens em GIF, criar um PDF, um ZIP ou automatizar processos. Saiba como adicionar atalhos não confiáveis no iPhone ou iPad.

Atalhos do iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

Atalhos do iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

Por que são atalhos não confiáveis?

A Apple considera atalhos não confiáveis aqueles que são compartilhados entre os usuários, baixados de algum site ou de qualquer outra fonte que não seja a galeria que fica dentro do aplicativo.

Portanto, se algum amigo criou uma fórmula útil ou você encontrou a solução dos seus problemas pela internet afora, será necessário remover essa trava para adicionar o atalho no iPhone.

Sempre vale o alerta: apenas instale os atalhos nos quais confia ou sabe o que vai fazer. Antes de executar, de fato, confira a fórmula para ver o que será feito pelo atalho em questão.

Como adicionar atalhos não confiáveis no iPhone ou iPad

Para liberar fontes desconhecidas para o app Atalhos, é preciso primeiro ter executado alguma fórmula no aplicativo, qualquer uma, para que a opção apareça dentro dos ajustes do iOS. Depois:

  1. Acesse os Ajustes do iOS;
  2. Toque em Atalhos;
  3. Ative a opção “Atalhos Não Confiáveis” para permitir a adição de qualquer fonte.

Pronto, a partir disso, será possível adicionar qualquer atalho no iPhone ou iPad.

Onde encontrar atalhos úteis?

A galeria dentro do app Atalhos é bem útil, mas limitada. Eu gosto de procurar algumas alternativas na ShortcutsGallery.com. O site tem muitos atalhos compartilhados por outros usuários, usar a barra de busca para pesquisar uma palavra-chave para a função pode ajudar a localizar aquele que você precisa.

E, de novo, atente-se à fórmula do atalho antes de executá-lo pela primeira vez — é por sua conta e risco.

Com informações: Apple.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando