Início » Aplicativos e Software » Globoplay migra para Google Cloud e promete streaming mais fluido

Globoplay migra para Google Cloud e promete streaming mais fluido

Globo promete um Globoplay mais estável e fluido; donos de Android TV terão ainda uma melhor experiência, promete a empresa

Darlan HelderPor

A Globo anunciou nesta quarta-feira (7) a migração de todo o seu centro de dados para a nuvem pública do Google Cloud. Com a parceria de longo prazo, a empresa promete aprimorar a estabilidade do Globoplay, entregando melhor fluidez e integração com o Android TV. Além do streaming, o grupo está levando outras plataformas para o Cloud, até mesmo alguns canais Globo.

Marca Globoplay (Imagem: Divulgação/Globo)

Marca Globoplay (Imagem: Divulgação/Globo)

Com o novo investimento, o Grupo Globo fala agora em ter eficiência econômica, possibilidade de ampliar as inovações e espera acelerar as transformações digitais da empresa nos próximos anos. Isso também significa um streaming com melhor estabilidade. Vale lembrar que o Globoplay vem sofrendo críticas durante a exibição do BBB por não aguentar o tráfego e apresentar erros constantes. Raymundo Barros, diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, afirma que a próxima edição do reality show terá menos gargalo.

Além do Globoplay, outras plataformas da Globo estão migrando para o Google Cloud, são elas: G1, GE, GShow, Cartola e outras. Ao Tecnoblog, Raymundo Barros explica que alguns canais também serão migrados. Neste primeiro momento, apenas aqueles com mais conteúdo gravado, tais como Gloob, Viva, Off e GNT, bem como todo o acervo da TV.

Ao avançar em sua estratégia baseada em dados, a Globo amplia as possibilidades, como, por exemplo, otimizar as recomendações personalizadas em tempo real ao seu público. Para incorporar IA no desenvolvimento de soluções e no processo de inovação da Globo, o Google Cloud irá acelerar o treinamento das equipes da empresa com conhecimento avançado de machine learning.

Globo em comunicado

Globoplay terá melhor integração no Android TV

Globo e Google Cloud (Imagem: Divulgação/Globo)

Globo e Google Cloud (Imagem: Divulgação/Globo)

Raymundo também promete uma melhor comunicação do Globoplay nas TVs com Android TV. A Globo fala em “integração customizada” que converge TV mais internet. O objetivo é entregar uma experiência mais personalizada para quem deseja acompanhar a programação da TV Globo. Por exemplo, ao terminar o BBB na televisão, o telespectador pode ter outras interações com o programa na Smart TV.

De acordo com as companhias, o aplicativo do Globoplay ficará mais integrado ao sistema, o que contribui para uma experiência mais fluida. A Globo diz que terá outros projetos através da parceria, como a criação de outros canais sob demanda. A empresa não revelou o valor do investimento.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
16 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jedielson (@Jedielson)

Realmente, o streaming da Globo era bem aquém. Torcer agora para a Amazon também criar alguns CDN pelo Brasil como a Netflix, é um serviço que aqui oscila bastante também.

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Curiosidade honesta: qual era a empresa anterior que hospedava?

Junior Santos (@junior)

Já tinha ouvido alguns rumores que a Globo tava migrando pra nuvem e que aconteceria ainda este ano. A minha surpresa foi eles terem optado pelo serviço do Google, que tem uma ótima infra de computação na nuvem, mas esperava mesmo que essa mudança fosse mesmo pro AWS.

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Mais q necessário. Um tempo atrás assinei pra assistir the Big Bang e cancelei pq era impossível assistir. Qualidade péssima e travamentos recorrentes…

Essa migração deveria ter ocorrido antes do BBB pra tentar manter o público q assinou só pelo programa

Gabriel Kaizer (@GabrielKaizer)

Comentaram agora há pouco na CBN que a hospedagem atual é própria. A Globo montou um data center no Rio de Janeiro.

Albimar Garrido Sales (@Soulvlaki)

Um nojo esse Globoplay. Trava e não é pouco. Seja em celular, tv ou computador. Pode ser ao vivo ou não. Tentei assistir The Mentalist e desisti. Tirei até fotos. Bem diferente do Amazon. Espero que melhorem mesmo.

Henrique Mello (@Henrique_Mello)

E quando será que vão abrir o olho pra lançar a versão para o Fire TV? O Telecine é da Globo tbm, e tem app oficial.

Junior Santos (@junior)

O Post do @tecnoblog abordou mais sobre o Globoplay, mas essa parceria é muito maior que somente a plataforma de Streaming da grupo.

Neste video, a Globo explica um pouco do que virá e acredite: O Grupo Globo deu um passo largo frente as outras emissoras do país, que dificilmente vão conseguir alcançar este feito para os próximos anos.

Monin (@Monin)

A real é que as outras não parecem muito interessadas nessa corrida.