Início » Aplicativos e Software » Globoplay migra para Google Cloud e promete streaming mais fluido

Globoplay migra para Google Cloud e promete streaming mais fluido

Globo promete um Globoplay mais estável e fluido; donos de Android TV terão ainda uma melhor experiência, promete a empresa

Darlan HelderPor

A Globo anunciou nesta quarta-feira (7) a migração de todo o seu centro de dados para a nuvem pública do Google Cloud. Com a parceria de longo prazo, a empresa promete aprimorar a estabilidade do Globoplay, entregando melhor fluidez e integração com o Android TV. Além do streaming, o grupo está levando outras plataformas para o Cloud, até mesmo alguns canais Globo.

Marca Globoplay (Imagem: Divulgação/Globo)

Marca Globoplay (Imagem: Divulgação/Globo)

Com o novo investimento, o Grupo Globo fala agora em ter eficiência econômica, possibilidade de ampliar as inovações e espera acelerar as transformações digitais da empresa nos próximos anos. Isso também significa um streaming com melhor estabilidade. Vale lembrar que o Globoplay vem sofrendo críticas durante a exibição do BBB por não aguentar o tráfego e apresentar erros constantes. Raymundo Barros, diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, afirma que a próxima edição do reality show terá menos gargalo.

Além do Globoplay, outras plataformas da Globo estão migrando para o Google Cloud, são elas: G1, GE, GShow, Cartola e outras. Ao Tecnoblog, Raymundo Barros explica que alguns canais também serão migrados. Neste primeiro momento, apenas aqueles com mais conteúdo gravado, tais como Gloob, Viva, Off e GNT, bem como todo o acervo da TV.

Ao avançar em sua estratégia baseada em dados, a Globo amplia as possibilidades, como, por exemplo, otimizar as recomendações personalizadas em tempo real ao seu público. Para incorporar IA no desenvolvimento de soluções e no processo de inovação da Globo, o Google Cloud irá acelerar o treinamento das equipes da empresa com conhecimento avançado de machine learning.

Globo em comunicado

Globoplay terá melhor integração no Android TV

Globo e Google Cloud (Imagem: Divulgação/Globo)

Globo e Google Cloud (Imagem: Divulgação/Globo)

Raymundo também promete uma melhor comunicação do Globoplay nas TVs com Android TV. A Globo fala em “integração customizada” que converge TV mais internet. O objetivo é entregar uma experiência mais personalizada para quem deseja acompanhar a programação da TV Globo. Por exemplo, ao terminar o BBB na televisão, o telespectador pode ter outras interações com o programa na Smart TV.

De acordo com as companhias, o aplicativo do Globoplay ficará mais integrado ao sistema, o que contribui para uma experiência mais fluida. A Globo diz que terá outros projetos através da parceria, como a criação de outros canais sob demanda. A empresa não revelou o valor do investimento.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
16 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jedielson (@Jedielson)

Realmente, o streaming da Globo era bem aquém. Torcer agora para a Amazon também criar alguns CDN pelo Brasil como a Netflix, é um serviço que aqui oscila bastante também.

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Curiosidade honesta: qual era a empresa anterior que hospedava?

Gabriel Kaizer (@GabrielKaizer)

Comentaram agora há pouco na CBN que a hospedagem atual é própria. A Globo montou um data center no Rio de Janeiro.

Junior Santos (@junior)

O Post do @tecnoblog abordou mais sobre o Globoplay, mas essa parceria é muito maior que somente a plataforma de Streaming da grupo.

Neste video, a Globo explica um pouco do que virá e acredite: O Grupo Globo deu um passo largo frente as outras emissoras do país, que dificilmente vão conseguir alcançar este feito para os próximos anos.

Monin (@Monin)

A real é que as outras não parecem muito interessadas nessa corrida.