Apple confessa motivo para não liberar iMessage no Android

Em disputa judicial, documento da Epic Games revela depoimentos e emails de funcionários da Apple sobre iMessage para Android

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
imessage no iphone
iMessage no iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

A disputa judicial entre a Apple e a Epic Games acabou respingando no iMessage. Em depoimentos e emails revelados por um documento apresentado pela dona do Fortnite, a fabricante do iPhone explicou o motivo para não lançar uma versão do mensageiro para celulares Android. De acordo com um executivo da companhia, levar o app de mensagens para o sistema do Google poderia prejudicar mais do que ajudar.

O documento diz que a Apple decidiu não levar o aplicativo de mensagens ao Android em 2013. Nele, Eddy Cue, vice-presidente sênior de software e serviços de internet, afirmou que a empresa “poderia ter feito uma versão no Android que funcionasse com iOS”. Mas Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software, expressou algumas preocupações sobre a ideia.

De acordo com o processo, o executivo argumentou que “o iMessage no Android serviria simplesmente para remover [um] obstáculo para as famílias de iPhone darem aos seus filhos telefones Android”. Phil Schiller, atual consultor da companhia, também concordou em não oferecer o mensageiro ao sistema do Google.

Mais tarde, em 2016, um ex-funcionário da Apple observou que o motivo mais difícil para sair do ecossistema da Apple é o iMessage. Em seguida, em outra citação ao executivo, Schiller comentou que “portar o iMessage para o Android vai nos prejudicar mais do que nos ajudar, e este e-mail ilustra o motivo”.

A disputa entre Apple e Epic Games

Este é mais um episódio no atrito entre a Apple e a Epic Games devido às regras da App Store. No processo, a responsável pelo Fortnite argumenta que a fabricante do iPhone tenta segurar os usuários em seu ecossistema e que o iMessage seria uma peça fundamental para esta prática, além do FaceTime. O caso está previsto para ser analisado pela justiça dos Estados Unidos em 3 de maio.

Anteriormente, a Epic ainda apoiou um projeto de lei que tinha como objetivo restringir a exclusividade em lojas de aplicativos. A proposta discutida no Senado da Dakota do Norte, no entanto, foi rejeitada dias após o seu anúncio.

Com informações: Android Police e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados