Início » Finanças » Nubank: Pix esteve fora do ar para clientes nesta segunda (12)

Nubank: Pix esteve fora do ar para clientes nesta segunda (12)

Nubank sugeria transferências via TED para outros bancos; clientes do Itaú, Santander e C6 não conseguiam mandar dinheiro via Pix

Felipe Ventura Por

O Nubank teve dificuldades para enviar e receber dinheiro nesta segunda-feira (12): a fintech disse que o Pix ficou fora do ar e recomendava fazer um TED. Além disso, quem usa outros bancos – como Santander e C6 Bank – não conseguia mandar dinheiro através de transferência instantânea. O problema foi resolvido; o Itaú teve uma falha semelhante hoje.

Pix no aplicativo do Nubank (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Mais de 133 milhões de chaves Pix foram cadastradas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Às 15h53, o Nubank enviou o seguinte comunicado ao Tecnoblog:

Verificamos, hoje de manhã, que parte da nossa base de clientes encontrou oscilações na realização de transferências Pix. As operações já foram normalizadas.

Pix no Nubank ficou fora do ar

Inicialmente, ao enviar transferências do Nubank para outro banco, aparecia uma mensagem de erro dizendo que “isso está demorando mais do que o planejado”. O aplicativo afirmava: “esta transferência ainda não foi concluída, vamos te avisar se algo der errado”. (Ela acabava dando certo.)

Então, o app passou a exibir o seguinte aviso: “Pix fora do ar; faça transferências por TED, de segunda a sexta, das 6h30 às 17h”.

Em sua conta oficial no Twitter, o Nubank explicou: “nós identificamos um comportamento inesperado e no momento não vai ser possível realizar ou receber Pix, mas já estamos trabalhando pra resolver”.

Nubank sugere fazer TED enquanto Pix está fora do ar (Imagem: Reprodução)

Nubank sugere fazer TED enquanto Pix está fora do ar (Imagem: Reprodução)

Falha no Pix do Nubank

O maior problema era mandar dinheiro a partir de outros bancos. No caso do Itaú, aparecia o aviso de que “algo deu errado, não foi possível carregar as informações”. O valor era descontado da conta, mas a transação sumia depois de alguns minutos porque não era realizada.

Ou seja, clientes do Nubank tinham dificuldade em receber dinheiro via Pix de outros bancos; também fizemos o teste com o C6 e Santander. Isso dificultava realizar transferências para fazer pagamentos, como quitar a fatura do cartão de crédito.

“Se o sistema do Pix do Nubank não voltar a funcionar até mais tarde e eu não conseguir pagar a fatura de cartão de crédito, espero que não taquem juros, porque a culpa não é minha”, avisa um cliente no Twitter.

“Minha conta do Nubank não tá recebendo Pix de jeito nenhum”, afirma um usuário no Twitter. “Fiz um Pix de Bradesco para Nubank e ainda não entrou”, diz outra. A recomendação é fazer um TED, em vez de Pix.

Vale lembrar que cerca de 20% de todas as transferências de Pix passam pelo Nubank.

Itaú desligou Pix no app

Hoje à tarde, o Itaú impediu que clientes fizessem Pix através do aplicativo. Era possível realizar a transação apenas via ligação telefônica; a alternativa era enviar um TED. Isso também foi solucionado.

Atualizado às 16h05

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando