Quem não se enjoa das músicas salvas no iPhone, no Windows Media Player, no Winamp ou qualquer que seja a forma escolhida pelo usuário para desfrutar essa forma de arte? Nem mesmo o meu amigo Steven Conte, com suas mais de 30 mil canções, deve aguentar ficar o tempo inteiro apenas com as músicas que tem no iTunes. Felizmente temos desenvolvedores que criam web apps como o Playlistnow, uma nova forma de descobrir música na rede.

A premissa é muito interessante: digitar o que está fazendo e encontrar listas de reprodução – salvas por outros usuários – que tenham a ver com aquela tarefa. Ora, já estamos acostumados a dizer o que estamos fazendo na grande rede, vide o sucesso do Twitter. Só falta mesmo tirar proveito de toda essa informação pessoal que despejamos diariamente na web (o Google e o Facebook já as usam contra nós).

Situation?

“Playlistnow é sobre mudar a forma como as pessoas pensam sobre música na web”, dizem os fundadores do serviço na página institucional que fala mais sobre ele. Não sei se de fato muda alguma, mas sem sombra de dúvida é uma excelente maneira de conhecer novos artistas ou apenas ouvir uma música que tenha a ver com o ritmo e com a intensidade da tarefa que você desempenha.

Mas como faz? É muito simples: acesse o playlistnow.fm. Como a opção Situation já vai estar marcada, você só deve digitar o que está fazendo nesse momento. Pesquisando para o trabalho de faculdade? Escreva lá. Pensando em um relatório? Também é uma opção. Como eu estou escrevendo um post, vou colocar essa situação.

Playlist com várias músicas

O pulo do gato está aí: você deve escrever o que faz em inglês. Não, o Playlistnow ainda não funciona com o português do Brasil. Não que eu saiba, pelo menos.

Depois de inserir essa informação, é só esperar para ver se o sistema retorna alguma playlist com a temática/situação escolhida por você. Selecione uma delas e dê play. E aí é hora de curtir umas boas músicas.

Repare que no rodapé do navegador vai aparecer um controlador, com botões de play/pause, avançar e retroceder, entre outros. É bem similar ao do Grooveshark e fácil de entender. Não gostou de uma música? Next sem pensar duas vezes. Ainda há os botões para compartilhar aquilo que você está ouvindo com o pessoal do Twitter ou do Facebook.

Controle de reprodução

A única parte chata do Playlistnow é que, de vez em quando, aparece uma mensagem perguntando por um cadastrado. Como eu Não fiz cadastro algum, sou obrigado a fechá-la sempre.

E agora uma advertência: nem todas as músicas do site estão com aquela qualidade mínima de 192 Kbps que todos nós esperamos. Nesses casos, a melhor opção é pressionar o Next.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados