Início » Aplicativos e Software » 10 dicas para usar no Globoplay [O Guia definitivo]

10 dicas para usar no Globoplay [O Guia definitivo]

Curtindo o catálogo do Globoplay? Confira 10 dicas para usar no serviço de streaming e aproveitar ainda mais a assinatura

Lucas LimaPor

Globoplay é uma opção a partir de R$ 19,90 para quem quer curtir séries, filmes e originais da plataforma. O catálogo traz não só produções brasileiras, mas outros conteúdos internacionais licenciados. É uma alternativa para quem busca um serviço de streaming ou complemento para os demais do mercado. Confira 10 dicas que podem ajudar a tornar a experiência de uso ainda melhor.

Aplicativo do Globoplay (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Aplicativo do Globoplay (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

1. Será que tem no Globoplay?

Uma dúvida constante de quem consome filmes e séries sob demanda: “será que tem na Netflix, no Prime Video ou no Globoplay?” A resposta está em um site, o JustWatch.

O JustWatch monitora os catálogos dos serviços de streaming para informar em qual plataforma uma série ou filme está disponível. O ponto alto do site é a busca (para saber como assistir), mas também permite ver lançamentos e criar listas de que assistir ao criar um cadastro (gratuito).

Catálogo do Globoplay no JustWatch (Imagem: Reprodução/JustWatch)

Catálogo do Globoplay no JustWatch (Imagem: Reprodução/JustWatch)

2. Em quais dispositivos assistir o Globoplay

O Globoplay pode ser acessado a partir de uma variedade grande de dispositivos, mas não em consoles de videogame (PlayStation ou Xbox). Se está assistindo só pelo smartphone, saiba que pode aproveitar o serviço em uma tela maior, seja do tablet, smart TV ou até mesmo uma TV mais antiga conectada a um set-top box ou dongles, como Chromecast ou Roku.

3. Criar perfis diferentes para outras pessoas

Diferente da Netflix e Prime Video, o Globoplay não dispõe de um recurso de perfis, para separar os usos das pessoas que moram na mesma casa. O funcionamento dessa divisão é um pouco diferente: no Globoplay é preciso criar dependentes, cada um com a própria conta.

O número de dependentes permitidos varia de acordo com o plano contratado. A vantagem é que cada um tem seu login e senha individuais. Contudo, nada impede de usar só uma conta em todos os dispositivos da casa.

4. Globoplay tem canais ao vivo

Um dos atrativos do Globoplay são os canais ao vivo, no pacote “Globoplay + canais ao vivo” é possível conferir a programação de alguns canais do grupo (Globo, Multishow, GNT, GloboNews, SporTV, Universal, etc), por qualquer dispositivo em que o serviço de streaming seja compatível.

A seção de canais ao vivo ficam disponíveis no menu “Agora na TV”. Quem não é assinante, também pode usar uma conta gratuita para ver a programação da Globo, Futura e CNN ao vivo pelo Globoplay.

5. Trechos e programas que já foram exibidos

O Globoplay também serve para ver o que já foi exibido na TV, como um repositório das novelas ou programas da grade.

Para encontrar conteúdos já exibidos é só usar a busca ou navegar pelo menu “Explorar”, depois escolher filtrar pela categoria do programa ou canal em que foi exibido.

Explorar catálogo (Imagem: Reprodução/Globoplay)

Explorar catálogo (Imagem: Reprodução/Globoplay)

6. Quem está usando minha conta?

Às vezes não dá para assistir porque já atingiu o número máximo de sessões ativas em uma conta (são até cinco telas simultâneas no Globoplay). Se anda compartilhando a senha com outras pessoas, da mesma casa ou não, há um jeito de acompanhar os logins ativos.

  1. Acesse minhaconta.globo.com/;
  2. Ao fazer login com a conta, role até a área “Sessões em dispositivos”;
  3. Clique na lixeira ao lado de cada login para excluir a sessão, isso fará com que aquele dispositivo tenha que digitar o e-mail e senha novamente.
Sessões ativas da conta Globoplay (Imagem: Reprodução/Globo)

Sessões ativas da conta Globoplay (Imagem: Reprodução/Globo)

7. Melhorar a qualidade do vídeo

O Globoplay oferece produções até em 4K aos assinantes. Se tiver um dispositivo compatível e uma velocidade de internet suficiente, pode aproveitar a resolução máxima das séries, filmes ou novelas do catálogo.

A seleção da qualidade do streaming pode ser feita ao iniciar a reprodução do vídeo, clicando nos três pontos do canto inferior direito do player — somente no computador. Em TVs e outros dispositivos, o ajuste é feito automaticamente, de acordo com a velocidade de internet disponível.

Ajuste da qualidade do vídeo do Globoplay (Imagem: Reprodução/Globoplay)

Ajuste da qualidade do vídeo do Globoplay (Imagem: Reprodução/Globoplay)

Lembrando: durante a pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19, os vídeos podem ser limitados à resolução de 720p (HD), para evitar a sobrecarga na rede.

8. Como encontrar séries e filmes específicos

Ainda que o catálogo do Globoplay faça a divisão entre filmes, séries, novelas e infantil, com algumas seções de gêneros (romance, ação, ficção científica, etc), essas separações são bem pequenas em comparação com as subcategorias da Netflix.

Para contornar essa limitação, a sugestão aqui também é o JustWatch, aplicando os filtros disponíveis no site para elencar séries e filmes a partir de um critério específico.

Os filtros ficam abaixo dos provedores. A categoria “Documentários” por exemplo, é uma que não aparece no Globoplay.

Filtros de pesquisa do JustWatch + Globoplay (Imagem: Reprodução/JustWatch)

Filtros de pesquisa do JustWatch + Globoplay (Imagem: Reprodução/JustWatch)

9. Tem criança em casa?

Esse recurso funciona como os perfis infantis da Netflix, limitando o catálogo a conteúdos livres para crianças. Se for o caso de ter um pequeno(a) em casa, o Modo Infantil permite que os pais ou responsáveis fiquem despreocupados com a criança navegando no catálogo, já que não exibe nada indevido.

10. Novidades mensais do Globoplay

O catálogo do Globoplay é atualizado mensalmente, com novas estreias licenciadas ou originais do serviço. Aqui no Tecnoblog, divulgamos a lista de novidades todos os meses, com o cronograma de lançamentos previstos para entrar no serviço.

Para ficar por dentro, é só acompanhar o feed do Globoplay.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando