Início » Aplicativos e Software » Como saber a vida útil da bateria do Android [Ciclos de Carga]

Como saber a vida útil da bateria do Android [Ciclos de Carga]

Veja como saber a vida útil da bateria do Android; além da saúde do componente, é possível verificar a quantidade de ciclos de carga

Wagner Pedro Por

A tecnologia evoluiu e hoje quase todos os celulares disponíveis no mercado utilizam baterias de lítio. Apesar delas entregarem diversas vantagens, é natural que com o passar do tempo seus componentes apresentem uma certa degradação, afetando a capacidade de reter energia por muito tempo.

Celular Android (Imagem: Daniel Romero/Unsplash)

Celular Android (Imagem: Daniel Romero/Unsplash)

Se você tem um smartphone Android e acha que ele deixou de entregar uma autonomia satisfatória, é possível identificar os ciclos de carga para saber como está a vida útil da bateria e, consequentemente, avaliar se deve (ou não) substituir esse componente.

Como saber a vida útil da bateria do Android

Para realizar esse procedimento, você precisa instalar o aplicativo AccuBattery, disponível gratuitamente na Play Store.

É importante ressaltar que o sistema operacional também permite inserir um código de discagem para verificar algumas informações da bateria, mas infelizmente ele não exibe os ciclos de carga. De qualquer forma, vou te mostrar como fazer ambos os métodos:

Código de discagem

  1. Abra o aplicativo de telefone do celular;
  2. Na área de discagem, digite “*#*#4636#*#*” (sem aspas);
  3. Toque na opção “Informações da bateria”.

A partir deste momento, o Android vai mostrar alguns dados importantes. Se a bateria não estiver com problemas, você verá o status “Boa” na seção “Saúde da Bateria”. Nesse mesmo menu, também é possível monitorar a voltagem e temperatura do componente.

Pelo AccuBattery

Antes de mais nada, devo mencionar que, após a instalação do AccuBattery, será preciso completar alguns ciclos de carregamento, já que o Android não permite que aplicativos tenham acesso ao histórico de bateria. Feito isso, basta abrir o aplicativo e tocar na opção “Saúde” no menu inferior para ter acesso aos dados.

Uma bateria nova costuma ter 95% de integridade, mas qualquer valor acima de 80% já é considerado bom. Se o aplicativo mostrar uma taxa inferior a 70%, aconselho que troque o componente. Quanto aos ciclos de carga, eles também serão exibidos nessa mesma seção.

Dicas para diminuir a degradação da bateria

Toda bateria se degrada com o passar do tempo, isso é inevitável. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para prolongar sua vida útil.

  • Evite carregar até 100% ou descarregar completamente;
  • Tente manter a bateria entre 40% e 80%. Recargas frequentes e pequenas são melhores do que recargas completas;
  • Evite o carregamento rápido se não estiver com pressa — alguns celulares permitem desativar essa tecnologia nas configurações;
  • Mantenha o celular em um ambiente arejado durante o carregamento e não o use enquanto estiver conectado;
  • Use o carregador e cabo original do aparelho ou, pelo menos, um carregador de terceiro certificado.

Pronto, agora você já sabe como verificar a vida útil da bateria do Android.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Eu não tenho toda essa logística aritmética pra recarregar. Preciso recarregar, recarrego. O máximo que evito é deixar ele morrer, então antes de chegar em 20% já coloco pra recarregar, e o resto o OS que gerência o tempo/potência e intervalo.

Sou da filosofia que o smartphone tem que me servir e não eu servir de babá. O desgaste vai ser inerente ao tempo de uso, então mais cedo ou mais tarde ou troca o aparelho ou a bateria, não tem porque ficar sofrendo de antecipação.

@RODRIGO

De discar o número pelo telefone para saber a vida útil da bateria, desconhecia! Obrigado pela dica, @wagnergba!

Alexandre Ramos (@Alexandre_Ramos)

Se carregar 0-100% e usar 20% por dia vai durar 5 anos aproximadamente, mas se carregar 13-45% vai durar 40 anos!!! Abaixo de 6% é ruim e acima de 56% desgasta, mas é pouco. Dá para descarregar 0% mas não é muito bom porque desgasta um pouquinho pra carregar os primeiros %, mas é melhor do que carregar até 75%.