Início » Aplicativos e Software » Como controlar a quantidade de memória RAM usada pelo Ubuntu

Como controlar a quantidade de memória RAM usada pelo Ubuntu

Avatar Por
TB Responde

Com a chegada do Ubuntu 10.10 (provavelmente) no domingo, dia 10/10, é esperado que um grande número de pessoas queira testar o sistema, instalando-o ou atualizar a partir de uma versão antiga já instalado. Sendo assim, que tal conhecer um macete para otimizar o uso de memória no Ubuntu?

Antes de mais nada, uma explicação rápida: o Linux por padrão usa uma partição especial como memória swap do sistema, e mantem uma configuração padrão, independentemente de quanta memória RAM você possui no seu computador.

Assim, em um sistema pós-instalação, tanto faz se você usa 1 ou 4 GBs de RAM, o sistema sempre vai usar uma porcentagem padrão e alocar o resto para a memória swap. O problema é que, se a sua máquina possui pouca memória RAM, pode ser mais interessante configurar o sistema para usar mais a memória swap e assim poder rodar vários programas ao custo de um pouco de performance. Do contrário, se sua máquina tem memória RAM para dar e vender, você pode querer utilizá-la ao máximo.

E é aí que entra o parâmetro swappiness. É ele que define, dentro do Linux, quanto será usado de memória RAM. E essa configuração pode ser alterada conforme a necessidade do usuário. Para saber qual o valor atual do swappiness na sua máquina, execute o comando abaixo no terminal:

sudo sysctl -a|grep swappiness

O resultado na tela deve ser parecido com

vm.swappiness = 60

E o que significa esse valor? O parâmetro swappiness pode ter valores que vão de 0 a 100, onde:

  • 0 diz ao sistema para alocar o máximo possível de recursos diretamente na memória RAM;
  • 100 diz ao sistema para alocar o máximo possível do que não está sendo usado no momento pela memória swap;

Assim, se você configurar esse valor para próximo de 100, os programas irão iniciar mais rapidamente, já que haverá espaço de sobra na memória RAM. Por outro lado, valores próximos de 0 farão com que os programas se comportem melhor depois de abertos.

E qual é o melhor valor a ser usado? Isso depende inteiramente de você, do equipamento que você está usando e dos programas que você pretende rodar. A melhor maneira de descobrir é ir mudando aos poucos os valores, até sentir que o sistema está do jeito que você gosta.

Para alterar o valor de swappiness, execute no terminal o comando abaixo:

sudo gedit /etc/sysctl.conf

O arquivo de configuração será aberto no editor de texto. Agora, procure pelo parâmetro vm.swappiness e altere o valor que está lá. Se o parâmetro não estiver no arquivo de configuração, você mesmo pode digitar, dessa forma:

vm.swappiness = “XX”

Onde XX é o valor que você quiser usar. Reinicie o Ubuntu, e veja se os programas estão se comportando da maneira que você gosta. Caso contrário, altere os valores até ficar ao seu gosto. 🙂

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

asodhauiodhauidhiou asiodjawpi

pode colocar vm.swappiness = esse parametro em qualquer lugar?

Hernani
Esse tipo de config pode ser mais interessante para quem usa Ubuntu no netbook
@flavioheleno
Eu fiz o procedimento no Ubuntu 10.10 e ao editar o arquivo usando as aspas no valor, o mesmo não era alterado, entretanto, sem as aspas, tudo funcionou 100% []'s
Bruno Gall
^^, finalmente!
Renyer Israel
Finalmente algum artigo sobre o GNU/Linux.
Bruno Gall
Bom, mas deixei como estava, 60, eu botei 100 e depois 0 e testei, ficou bom, mas deixei em 60 mesmo
Fabiano
Vou testar amanhã, quando instalar o Ubuntu novo!! :)
Max
Muito boa essa dica. Bem que o tecnoblog poderia ter sempre matérias como essa. Aliás, todos os sites de tecnologia que só falam de Windows, Windows, Apple, Windows. Inclusive o meu (eheheh...).
Alisson Melo
É porque pelo Ailurus não precisa. =)
kylefurtado
Minha irmã - que usa Ubuntu - disse que precisa reiniciar. ;/
Alisson Melo
Dica: Você também pode fazer isso usando o Ailurus. Ao alterar o vm.swappiness preciso reiniciar, ou o efeito é imediato?