Início » Aplicativos e Software » Como ver os arquivos baixados no Android

Como ver os arquivos baixados no Android

Aprenda como ver os arquivos baixados no Android, usando o Files, o gerenciador de arquivos oficial desenvolvido pelo Google

Ronaldo Gogoni Por

O Android permite baixar e compartilhar arquivos de uma maneira bem simples, mas nem sempre é possível ver com facilidade onde eles foram salvos. Para isso existem os apps gerenciadores de arquivos, entre eles o Files, desenvolvido pelo próprio Google. Confira a seguir nosso guia de como ver os arquivos baixados no Android.

Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog) / Como ver os arquivos baixados no Android

Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Como ver os arquivos baixados no Android

Dispositivos Android possuem um acesso simplificado às suas pastas internas, pelo menos quando você conecta o dispositivo a um computador via cabo USB. Por outro lado, quando é preciso procurar o paradeiro de um documento, foto ou arquivo baixado pela interface do celular, as coisas mudam.

Dependendo do fabricante e do gerenciador de arquivos padrão usado, quando disponível, o método para localizar a pasta de arquivos baixados, que por padrão é chamada de “Downloads”, pode ser bem diferente entre dispositivos Android.

Para facilitar o acesso aos arquivos salvos em um celular ou tablet que usa o sistema, o Google desenvolveu um gerenciador de arquivos padrão para o Android, chamado Files do Google. Ele vem pré-instalado em alguns aparelhos, mas pode ser baixado facilmente pela Play Store.

Usando o Files, é possível acessar os arquivos baixados no Android facilmente. Veja como fazer:

Interface do Files do Google no Android (Imagem: Reprodução/Google)

Interface do Files do Google no Android (Imagem: Reprodução/Google)

  1. Acesse a Play Store, baixe e instale o Files do Google.
    Se o app vier pré-instalado em seu aparelho Android, pule esta etapa;
  2. Abra o app e confirme as solicitações para permissão de acesso ao armazenamento;
  3. Na tela principal, toque em “Procurar”, na parte inferior da tela;
  4. Toque em “Downloads”;
  5. O Files exibirá todos os arquivos baixados da internet e salvos localmente no Android.

O que o Files faz é padronizar o sistema de busca de arquivos no Android, de modo que o procedimento seja o mesmo para qualquer aparelho que rode o sistema do Google. Assim, o usuário não precisa reaprender como localizar os documentos e arquivos salvos localmente, se trocar de um aparelho para outro de um fabricante diferente.

Além de exibir os downloads, o Files do Google oferece ferramentas para liberação de espaço no dispositivo, identificando arquivos ou imagens duplicadas, mídias muito grandes, arquivos temporários e apps que não são usados há muito tempo, sendo um app de gerenciamento geral muito útil para usuários Android.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando