WhatsApp melhora recurso de mensagens temporárias em grupos

Em versão beta, administradores podem permitir que mensagens temporárias sejam ativadas por qualquer participante do grupo

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Mensagens temporárias no Android (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Mensagens temporárias no Android (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

O WhatsApp trabalha em uma melhoria para quem usa mensagens temporárias em grupos. Desde que foi liberado pelo aplicativo, o recurso só pode ser ativado por administradores de grupos. Agora, os administradores poderão permitir que qualquer participante de um grupo ative as mensagens que se apagam depois de sete dias.

A novidade foi destacada pelo WABetaInfo e está disponível a partir da versão beta 2.21.8.7 do WhatsApp. Ela aparece ao abrir as configurações do grupo e tocar sobre “Editar dados do grupo”. Na seção, é possível definir se as mensagens temporárias podem ser ativadas por qualquer participante do grupo ou apenas por administradores.

O WhatsApp indica que a definição não afeta apenas mensagens que se apagam após sete dias. Caso a permissão para editar dados do grupo seja liberada para todos os participantes, eles poderão interferir em outros itens. “Defina quem pode mudar o nome, a imagem, a descrição e a configuração de mensagens temporárias desse grupo”, explica o aplicativo.

Mensagens temporárias podem ser ativadas por qualquer participante do grupo (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Mensagens temporárias podem ser ativadas por qualquer participante do grupo (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Com a permissão liberada para todos os participantes, as mensagens temporárias poderão ser ativadas por qualquer um que participa da conversa. Para manter um controle e evitar que as mensagens sejam apagadas, é importante verificar nas configurações do grupo se a opção está restrita aos administradores.

WhatsApp testa mensagens de 24 horas

As mensagens temporárias do WhatsApp chegaram para todos os usuários em dezembro de 2020. Com o recurso, é possível ativar o limite de sete dias para exibição de mensagens em conversas privadas e grupos. Para indicar que o recurso está habilitado, o aplicativo exibe um ícone de cronômetro ao lado da foto do contato ou da imagem do grupo.

Por enquanto, não há opção de escolher o limite de tempo em que as mensagens ficarão visíveis. Segundo o WABetaInfo, o WhatsApp trabalha para oferecer, além dos sete dias, um prazo de 24 horas para exclusão automática das mensagens. Este recurso, porém, ainda não está disponível nem mesmo na versão beta do aplicativo.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados