Chegou o jailbreak para o iOS 4.1. Esse é o “o quê” da notícia, e é bem direto. O “como”, porém, esse é deveras dramático e envolve uma longa trama de traição e busca pela fama. Ok, agora fui eu que exagerei no drama, mas talvez a realidade não fique tão longe disso assim.

O Chronic Dev Team havia anunciado que o jailbreak greenpois0n do iOS 4.1 sairia na histórica data de domingo, dia 10/10/10 às 10h10min10s GMT, como informamos aqui no TB. Eles só não contavam com o retorno surpresa de George Hotz, o GeoHot, que voltou de sua “aposentadoria” aos 21 anos de idade para, de surpresa, lançar um jailbreak para iOS 4.1 no dia imediatamente anterior à data que já estava agendada.

GeoHot colocou no ar durante o sábado o primeiro beta da ferramenta limera1n, que desde então já passou por quatro betas, um release candidate e chegou à versão final de distribuição (versão release). A ferramenta liberta das amarras da Apple os iPhones 4 e 3GS, os iPods Touch de terceira e quarta geração e o iPad.

O hacker diz que a limera1n levou seis meses para ser feita, e desbloqueia o iOS 4.0, 4.1 e além. Isso porque, segundo Hotz, ele se aproveitou de uma falha de segurança que não pode ser corrigida. Suponho que se trate então de uma brecha no hardware, o que só permitiria sua correção com novas versões dos iDevices.

A ferramenta só funciona por enquanto no Windows. Inicialmente o site dizia que versões para Mac e para Linux estavam a caminho, mas devem ter insistido tanto que — numa reação típica de sua personalidade — Hotz escreveu que a versão para Mac sairá em sete anos.

A polêmica toda reside no fato de que Hotz fez tudo isso sem avisar ninguém e lançou um jailbreak na véspera de uma lançamento de outra equipe já previamente anunciado. Diante disso, os responsáveis pelo greenpois0n se viram obrigados a, de última hora, adiar o lançamento de sua ferramenta para incorporar a exploração da mesma falha usada por GeoHot. Se eles não fizessem isso estariam entregando para a Apple duas falhas que podem ser exploradas para o jailbreak. Renunciando a seu lançamento, o Chronic Dev Team resguardou a falha que usaria para um futuro jailbreak, quando a falha usada por GeoHot não puder mais ser usada.

“Graças às tolices irresponsáveis de GeoHot, teremos que adiar o lançamento do greenpois0n (nova previsão = assim que possível) para que possamos limpar a bagunça [que GeoHot fez] e integrar o exploit que ele usa no limera1n ao greenpois0n. Assim podemos guardar [o exploit] SHAtter para dispositivos futuros que possam ainda ser vulneráveis a ele.

Nós sabemos que isso não o que algumas pessoas querem ouvir, mas devido à necessidade de GeoHot de alimentar seu ego (como de costume) e revelar o exploit limera1n, não temos outra opção responsável,” escreveu o Chronic Dev Team em seu blog.

Com informações: Chronic Dev Blog.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Jailbreak tem a mesma finalidade, seja quem for que fez, logo não importa da onde veio
Alexandre
Os caras tentam burlar o iOS, que Jobs tenta tanto travar, e ainda ficam de picuinhas? bandbiba
Alexandre
macfags dude, macfags
Breno Brito
Eu achei muita sacanagem isto que ele fez. Neste mundo tá cheio de pessoas que se chamam O Cara (tá certo que algumas são), mas não sabem o que é trabalho em equipe.
Alexandre
Nada pior que briga de egos! Isso criou a aliança apple killer e fez do Flash o queridinho entre as grandes empresas, como Google e Microsoft.
mmlo
O cara foi o primeiro a fazer isso pq ele n pode lancar antes? Ele tem todo o direito de fazer o que quiser.
Marcell Almeida
Geohot é foda, não podemos negar!
Gilberto Lucio
Legal o seu Blog... Pena que vc fala muito do iPone deixando orfãos o resto do pessoal :( mau de tb
Thomy
Aquele uninstall é pra retirar o app limera1n que baixa o Cydia, e não tirar o Jailbreak.
Bruno Gall
E ainda pode tirar pelo proprio gadget =D
Thomy
Não, meu blog é www.thomy.com.br e meu Twitter é @thomazf.
kylefurtado
Concordo.
José Mário Dias
Vou fazer agora, acompanhando o seu vídeo... Seu blog é o próprio TecnoBlog? Vou add no twitter, ok? Valeu!
Thomy
Como sempre será postado em todos os sites, se quiser pode se inscrever no feed do meu blog que com certeza eu irei postar.
Thomy
Sim, vai ter o Cydia (que agora também é o Rock) pra instalar outros apps, acessar os arquivos do sistema, etc. Mais unlock é só mês que vem.
Exibir mais comentários