Homem Aranha: todos os filmes organizados em ordem cronológica

Homem Aranha: todos os filmes organizados em ordem cronológica, atores, estúdios e aparições aracnídeas no universo

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Homem Aranha: todos os filmes em ordem (Imagem: Road Trip With Raj/Unsplash)
Homem Aranha: todos os filmes em ordem (Imagem: Road Trip With Raj/Unsplash)

A saga dos filmes do herói da Marvel, vai além da organização comum. Veja no artigo sobre o Homem Aranha, todos os filmes organizados em ordem cronológica, mas também a divisão por atores e estúdios. Os direitos sobre a personagem no cinema foram vendidas à Sony, depois compartilhadas com Disney/Marvel, levar isso em conta é fundamental para entender a diversidade do herói em sua sequência de aparições.

É muito difícil construir uma ordem cronológica dos longas, pois as três séries de filmes abordam Peter Parker ainda adolescente ou jovem, com diferentes aventuras vividas pelo personagem. A maneira mais simples de entender é a de lançamento dos filmes nos cinemas.

1. Série: Tobey Maguire e estúdios Sony

Nesta sequência, são 3 filmes produzidos pela Sony, após aquisição dos direitos sobre o herói para os cinemas. Todos foram estrelados pelo jovem ator Tobey Maguire, foi a primeira tentativa de retratar o Homem-Aranha nos cinemas.

1. Homem-Aranha (2002)

O primeiro filme foi um marco na história do cinema, presente para os fãs dos quadrinhos que abriu uma porta imensa para filmes do gênero. A trama recebeu elogios por ser fiel à essência das HQs do Homem Aranha. 

O filme mostra o momento em que Peter é picado pela aranha; sua adaptação e surpresa com os poderes; o desenvolvimento do sentimento de Peter por Mary Jane. É claro, não podíamos esquecer da cena emocional da morte do Tio Ben e o conflito com o Duende Verde, pai do seu melhor amigo.

Homem Aranha: todos os filmes em ordem (Imagem: Sony/Divulgação)
O primeiro filme do Homem Aranha nos cinemas (Imagem: Sony/Divulgação)

2. Homem-Aranha 2 (2004)

No segundo filme dessa trilogia, a qualidade do longa oferecido pela Sony se manteve, alguns acreditam até em superação. Peter Parker já está na faculdade e enfrenta problemas mais adultos, destaque para o duelo entre o papel de Homem Aranha ou Peter que atrapalha sua vida pessoal e profissional.

O vilão é o Dr. Octopus, grande inimigo do Homem Aranha, que agradou os fãs pela construção da sua personalidade e transformação muito humanizada.

Homem Aranha: todos os filmes organizados (Imagem: Sony/Divulgação)
Conflito contra Dr. Octopus (Imagem: Sony/Divulgação)

3. Homem-Aranha 3 (2007)

Fechando o ciclo inicial da Sony, a qualidade do filme deixou muito a desejar, sendo duramente criticada a direção e atuação de Tobey Maguire. O vilão foi Venom, mas os efeitos de possessão do alien e o desenvolvimento do personagem secundário deixou de ser aterrorizante, parecendo mais uma piada de mau gosto.

Mesmo com todos os problemas, o filme conta com momentos importantes de personagens, como o vilão Homem-Areia e a sua transformação.  Ainda, a aparição de Gwen Stacy, que foi o primeiro amor do herói na adolescência.

Homem Aranha: todos os filmes organizados (Imagem: Sony/Divulgação)
A aparição de Venom marca o fim da trilogia inicial (Imagem: Sony/Divulgação)

2. Recomeço: Andrew Garfield e Sony

Com os problemas encontrados no terceiro filme da Sony, a produtora resolveu recomeçar suas produções. O ator que interpretava o Homem Aranha foi substituído, sendo agora função de Andrew Garfield, mudanças também aconteceram na direção dos longas.

1. O Espetacular Homem-Aranha (2012)

5 anos após o lançamento do último filme com Tobey Maguire, a Sony reinicia seu projeto do Homem Aranha, com a trama totalmente renovada. Por ter começado novamente, a produtora gastou tempo de filme mostrando, mais uma vez, a aquisição de poderes por Peter Parker, o que não agradou os fãs e crítica.

A personalidade do herói foi alterada, tornando-o menos nerd, o que não agradou tanto. Mas, o senso de humor afiado e agressivo fez o público deixar isso um pouco de lado.

O trabalho em cima de Gwen Stacy foi muito interessante, tornando-a uma personagem mais agradável que a Mary Jane da primeira trilogia. Com tantas mudanças, quase não lembramos do conflito com o Lagarto, estávamos mais interessados no herói.

Homem Aranha: todos os filmes organizados (Imagem: Sony/Divulgação)
A interação romântica é o grande momento do filme (Imagem: Sony/Divulgação)

2. O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)

Agora que a casa caiu, a Sony apostou em uma trama que não existe nos quadrinhos, de que os pais do Homem Aranha tivessem criado o inseto que só funciona no filho por propriedades do seu DNA. 

3 vilões aparecem no filme: Electro, Duende Verde e Rhyno. Electro não foi bem explorado, deixando muito a desejar. Rhyno em uma versão robótica faz uma breve aparição, mas o confronto com o aracnídeo agradou os fãs.

A qualidade do filme fica somente na relação entre Peter e Gwen, o que levou a baixos resultados de bilheteria e o abandono do projeto pela Sony.

Homem Aranha: todos os filmes organizados (Imagem: Sony/Divulgação)
O filme marca o fim das produções Sony do Aranha (Imagem: Sony/Divulgação)

3. Série: Tom Holland e Disney/Marvel

Os direitos sobre o herói passaram novamente para as mãos da Marvel, não definitivamente, mas por acordo com a Sony. Nesta sequência, o Homem Aranha tem 2 filmes solo, mas está integrado a mais 3 da saga dos Vingadores.

1. Capitão América: Guerra Civil (2016)

Outra vez adolescente, Peter Parker ganhou uma personalidade mais próxima a do personagem nos quadrinhos, sendo interpretado por Tom Holland.

Poucas cenas incluíram o Homem Aranha, mas preparou bem o terreno para o lançamento de seu filme solo produzido pela Marvel. Com destaque para a admiração do aracnídeo por todos os heróis que enfrentava.

Homem Aranha: todos os filmes organizados (Imagem: Marvel/Divulgação)
O filme marca a introdução do Homem Aranha no universo Marvel (Imagem: Marvel/Divulgação)

2. Homem-Aranha: De Volta Ao Lar (2017)

Este filme serviu para inserir, definitivamente, o herói no universo da Marvel e seus filmes. Por exemplo, o vilão Abutre constrói sua armadura com tecnologia Chitauri que chegou à Terra na época da Batalha de Nova York, no filme dos Vingadores.

Sem ter novas convocações para os Vingadores, Peter Parker foca nos conflitos da escola com o estágio nas indústrias Stark. Ao perceber os planos do Abutre, parte para ação por conta própria.

O grande destaque está na cena onde Peter reúne forças para levantar-se debaixo dos escombros de um galpão que o Abutre fez desabar sobre o herói, mencionando uma capa clássica dos quadrinhos.

Homem Aranha: todos os filmes organizados (Imagem: Marvel/Divulgação)
Primeiro filme solo do aracnídeo com produção da Disney/Marvel (Imagem: Marvel/Divulgação)

3. Vingadores: Guerra Infinita (2018)

O inimigo é Thanos que está cada vez mais próximo de atingir o objetivo de possuir todas as Joias do Infinito e usá-las para matar metade do universo, já que em sua tese, isso seria a sobrevivência da outra metade.

O foco do filme não é no Homem Aranha, mas este tem papel importantíssimo no desenvolvimento do universo Marvel. Peter Parker se apresenta como um verdadeiro herói, disposto a arriscar sua vida para salvar a todos em pleno conflito espacial. 

Homem Aranha: todos os filmes organizados (imagem: Marvel/Divulgação)
Aparições curtas mas importantes do Aranha (imagem: Marvel/Divulgação)

4. Vingadores: Ultimato (2019)

Poucas cenas, porém marcantes. O Homem Aranha está presente na grande batalha contra Thanos, com ação, comédia e emoção já tão característica das interpretações de Holland na personagem. O Homem-Aranha viveria ali o que marcaria sua vida daí em diante, abrindo caminho para o próximo filme solo.

Homem Aranha: todos os filmes organizados (Imagem: Marvel/Divulgação)
A relação entre Homem Aranha e o Homem de Ferro chega ao auge (Imagem: Marvel/Divulgação)

5. Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

Com o intenso sofrimento pela perda pessoal, o herói está sem confiança nesta trama. O filme se passa na Europa após uma viagem de Peter com amigos da escola. Os vilões elementais atacam a cidade e acabam cos as férias de Peter. Junto com Mysterio que no início é adversário, mas torna-se aliado do aracnídeo, derrotam os inimigos.

Homem Aranha: todos os filmes organizados (Imagem: Marvel/Divulgação)
Segundo filme solo produzido pela Disney/Marvel (Imagem: Marvel/Divulgação)

O grande momento, que provavelmente trará muitos problemas, é o fato de Peter Parker ter sua identidade revelada para o mundo no filme. Com certeza, será um ótimo gancho para um próximo longa.

Com informação: Radio Times.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Homem-Aranha na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados