Como fazer backup do Mac em vários discos no Time Machine

Segurança adicional; saiba como fazer backup do Mac em vários discos no Time Machine e proteja mais ainda seus dados

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Como fazer backup do Mac em vários discos no Time Machine (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
Como fazer backup do Mac em vários discos no Time Machine (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Fazer backup é uma ação sempre muito indicada, desta forma o usuário pode proteger melhor seus dados e arquivos contra eventuais problemas. Veja abaixo, como fazer backup do Mac em vários discos no Time Machine. Com um backup, consegue-se recuperar arquivos que foram apagados e perdidos porque o disco rígido — ou a SSD do Mac — precisou ser formatado ou substituído.

O que é preciso para fazer backup no Time Machine

Para criar backups com o Time Machine, basta ter um dispositivo de armazenamento externo, pronto para ser utilizado e com o formato indicado pelo aplicativo. 

Após conectar o dispositivo e selecioná-lo como disco de backup, o Time Machine fará salvamentos automáticos de hora em hora das últimas 24 horas, backups diários do último mês e backups semanais de todos os meses anteriores. 

Os backups mais antigos são apagados quando o disco de backup fica cheio, como uma forma de otimizar sem a necessidade da intervenção do usuário.

Como fazer backup do Mac no Time Machine

  1. Abra as preferências no menu do “Time Machine”, na barra de menus. Outro caminho é selecionar o menu “Apple” →  “Preferências do Sistema” e clicar em Time Machine;
  2. Clique em “Selecionar Disco de Backup”;
    Como fazer backup do Mac em vários discos no Time Machine (Imagem: Lucas Lima/Reprodução)
  3. Selecione o disco de backup na lista de disponíveis;
  4. Para disponibilizar seu backup apenas para os usuários que têm a senha de backup, pode-se selecionar “Criptografar backups”;
    Como fazer backup do Mac em vários discos no Time Machine (Imagem: Apple/Divulgação)
  5. Em seguida, clique em Usar Disco.

Importante, caso o disco selecionado não esteja formatado com o formato do Time Machine, será solicitado primeiro a apagar e formatar o disco. Clique em “Apagar” para prosseguir. Todas as informações serão apagadas no disco de backup.

Por que fazer backups do Mac com Time Machine

Simplesmente, para obter segurança e comodidade adicionais. Pode-se realizar o a cópia de segurança em vários discos. Caso trabalhe em dois lugares, poderá manter os discos de backup em ambos os locais.

O Time Machine alterna a programação de salvamento entre esses dispositivos. Para cada disco, o aplicativo faz o backup de tudo o que foi alterado desde a última vez que o foi usado. Para iniciar um backup manualmente, basta selecionar “Fazer Backup Agora” no menu do Time Machine, na barra de menus. 

Com essas dicas, ficará mais fácil proteger seus arquivos e dados em discos e diferentes lugares de trabalho. Boa sorte.

Com informação: Apple 1, 2.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Time Machine na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados