Easter egg do Google celebra voo do helicóptero Ingenuity em Marte

Ingenuity, da NASA, fez voo de teste com sucesso em Marte; helicóptero chegou ao planeta vermelho junto ao rover Perseverance

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Ingenuity, da NASA, como easter egg (Imagem: Reprodução / Google)
Ingenuity, da NASA, como easter egg (Imagem: Reprodução / Google)

A exploração espacial atingiu mais um importante marco nesta segunda-feira (19) quando o helicóptero Ingenuity, da NASA, realizou um voo de teste com sucesso em Marte. Para comemorar, o Google adicionou um easter egg na busca, que pode ser acessado tanto no PC como no celular: tudo começa ao buscar por “ingenuity”.

Feito isso, encontre o helicóptero: ele estará na lateral direita, se você estiver no computador; ou mais abaixo ao rolar a página, no caso da versão mobile. Clique (ou toque) nele, e surgirá um terreno marciano na parte inferior; a interface vai ganhar um tom alaranjado; e o dispositivo irá voar pela sua tela.

O Ingenuity subiu a 3 metros da superfície de Marte durante 39 segundos, com hélices que giram a mais de 2.500 rpm, até pousar com segurança. Esse teste representa o primeiro voo de um dispositivo motorizado em outro planeta, por isso há muito o que celebrar.

“Agora podemos dizer que humanos pilotaram um helicóptero em outro planeta”, disse a gerente do projeto Ingenuity, MiMi Aung, quando a NASA confirmou que o voo foi bem-sucedido.

Confira a decolagem e o pouso no vídeo a seguir; ele foi gravado a 6,7 fps, representando uma sequência de 1.400 quadros vindos de uma distância de 54,6 milhões de quilômetros:

Ingenuity e Perseverance em Marte

O helicóptero chegou em Marte no dia 18 de fevereiro junto ao rover Perseverance da NASA, cuja missão principal é buscar evidências de que o planeta vermelho pode ter abrigado condições para a vida. O veículo vem coletando amostras do solo que outro rover enviará de volta à Terra até 2031.

Enquanto isso, a principal missão do Ingenuity é literalmente voar, em vez de explorar Marte ou realizar experimentos científicos – essas tarefas ficam a cargo do Perseverance.

Por isso, os engenheiros da NASA vão analisar os dados do primeiro voo e definir os parâmetros para outras quatro decolagens; a próxima delas está programada para 22 de abril. A ideia é fazer o Ingenuity voar mais alto e navegar a velocidades maiores.

Vale notar que o helicóptero se desacoplou do Perseverance em 4 de abril e estava previsto para fazer seu voo inaugural alguns dias depois, mas isso sofreu atrasos porque ele precisou receber uma atualização no software de controle de voo.

Com informações: 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados