Sony muda de ideia e mantém jogos de PS3 e Vita na PS Store

PS Store continuará atendendo usuários do PS3 e PS Vita; jogos e conteúdos não ficarão mais inacessíveis, após Sony receber críticas

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 7 meses
O que significa o fim da PlayStation Store para PS3, PS Vita e PSP
PS Store seguirá funcionando no PS3 e PS Vita (Imagem: Reprodução/Sony)

A Sony cancelou seus planos de encerrar a venda de conteúdo para PS3 e PS Vita, via PlayStation Store. O anúncio foi feito via PlayStation Blog, informando que a decisão foi revertida e que os games continuarão disponíveis indefinidamente. Títulos de PSP, porém, seguem com previsão de remoção para 2 de julho.

Quando anunciou a novidade, a Sony recebeu muitas críticas de fãs, em especial voltado para a falta de preservação da história de jogos digitais, que é um problema real e que atinge plataformas modernas.

“Após uma reflexão, ficou claro que tomamos uma decisão errada. Por isso quero dizer que manteremos a PlayStation Store operando normalmente para dispositivos PS3 e PS Vita”, escreveu Jim Ryan, presidente da PlayStation e CEO da Sony Interactive Entertainment, no post do blog.

Assim, os jogadores que ainda possuem estes dois aparelhos poderão acessar normalmente suas lojas online e comprar games e DLCs que ainda estão disponíveis. Vários títulos, inclusive, foram lançados apenas neste formato, sem versões em mídia física.

PS Store da web segue sem PS3 e Vita

A decisão revertida, porém, não vale para a versão da web da PlayStation Store. Esta, sim, continua sem conteúdo de PS3 e Vita, e deve seguir assim, incluindo também o PSP. Hoje, a versão da PlayStation Store que funciona atende apenas usuários do PS4 e PS5.

Vale lembrar que consoles mais antigos já possuem alguns anos de mercado e é natural que a base de usuários migre para aparelhos mais modernos, com o tempo. Porém, aparelhos muito populares tendem a ter jogadores ativos em grandes números, e a Sony decidiu atender este tipo de fã, após as reclamações ouvidas.

Com informações: PS Blog.

Receba mais sobre Sony na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados