Controle adaptável do Xbox é lançado no Brasil por R$ 1 mil

Controle Adaptável do Xbox já havia sido lançado nos EUA em 2018, mas agora chega ao Brasil e já está disponível nas lojas

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Controle adaptável do Xbox chega ao Brasil (Imagem: Divulgação/Xbox)
Controle adaptável do Xbox chega ao Brasil (Imagem: Divulgação/Xbox)

A Microsoft anunciou o lançamento do Controle Adaptável do Xbox no Brasil – ele já está disponível nas principais lojas online a partir desta terça (20), por R$ 1 mil. Em coletiva de imprensa online, a empresa revelou que o preço final é “de custo”, para tentar manter o acessório acessível no país e permitir que mais pessoas joguem videogame. O acessório é voltado para jogadores com mobilidade limitada, mas pode ser usado por qualquer tipo de público.

Controle Adaptável do Xbox

O Controle Adaptável foi lançado pela primeira vez nos EUA em 2018. Hoje ele é compatível com Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e também em computadores com Windows 10. Considerado uma revolução para a acessibilidade nos games, o controle fez um certo sucesso, mas ainda não estava presente no Brasil, o que muda a partir de agora.

O Controle Adaptável, porém, funciona como um Hub, uma central de conexões. Ele contém conexões P2, portas USB e Bluetooth, permitindo que acessórios externos sejam conectados e utilizados. Assim o usuário pode moldar o controle exatamente para suas necessidades ou limitações de movimentos.

De forma prática, por exemplo, ele pode funcionar da seguinte forma: um jogador pode conectar o pedal do Rock Band em uma das entradas P2 e configurar para que o pedal represente o botão X, ou qualquer outro de um joystick comum da linha Xbox. A personalização também pode ser feita por meio de aplicativo de acessórios do Xbox, também no Windows 10. É possível criar vários perfis de personalizações possíveis.

A Microsoft não planeja vender acessórios conectáveis para o Controle Adaptável, mas vai dar todo o suporte a empresas parceiras que ofereçam qualquer tipo de solução que funcione com o aparelho. Para isso, por exemplo, a empresa já firmou parceria com a AbleGamers Brasil, ONG dedicada a melhorar a acessibilidade no espaço de videogame, para realizar a ponte entre público e companhias.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados