Google Maps ganha atalho na barra lateral do Gmail e Agenda para acesso rápido

Com o Google Maps na barra, usuários do Workspace podem ver horário de funcionamento e até rotas para o endereço digitado

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Barra lateral do Agenda com o Google Maps (Imagem: divulgação/Google)

Barra lateral do Agenda com o Google Maps (Imagem: divulgação/Google)

O Google inseriu mais uma função dentro do painel lateral de acesso rápido para usuários do Workspace, desta vez com um atalho para exibir informações do Google Maps. Com a novidade, quem está adicionando um evento na agenda ou então enviando um e-mail pode conferir rapidamente se o endereço digitado está correto, junto de outras informações e tudo isso sem a necessidade de abrir outra aba.

Alguns produtos do Google como Gmail e Agenda oferecem um painel lateral para acesso rápido que leva ao usuário outras ferramentas do próprio gigante das buscas. Ele permite, por exemplo, conferir a agenda de compromisso ou então uma anotação no Google Keep enquanto um e-mail é redigido ou lido, ou visualizar a lista de tarefas em sua conta sem necessariamente sair do calendário.

A partir desta semana, quem está no Workspaces, versão corporativa dos serviços do Google, poderá também acessar uma prévia de recursos presentes apenas dentro do Google Maps. No exemplo oferecido pela empresa, é possível escrever um compromisso na agenda e colocar o endereço onde ele acontecerá. Sem sair desta aba do navegador, a barra lateral exibe o mapa do local escolhido, junto de outras informações.

A lista de dados complementares inclui o endereço completo, avaliação de outros usuários, horários de funcionamento, telefone, site na web, fotos publicadas dentro do Google Maps e até mesmo o Street View. Ainda nesta área é possível criar uma rota para chegar no local de carro, transporte público, caminhando ou então de bicicleta e adicionar essas informações dentro do evento que sequer foi fechado durante toda essa checagem.

Barra lateral com Google Maps (Imagem: divulgação/Google)

Barra lateral com Google Maps (Imagem: divulgação/Google)

A presença do Google Maps dentro da barra lateral começou a chegar para todos os usuários de qualquer plano do Workspaces nesta segunda-feira (19), com previsão de estar disponível globalmente em no máximo 15 dias.

Google Workspace adicionou novidades em março

No começo de março de 2021, o Google anunciou uma quantidade considerável de novidades para usuários de seu pacote corporativo. O apelo, segundo a empresa, é tornar o Workspace mais completo para quem escolheu (ou pode) trabalhar de casa neste momento de pandemia. A principal alteração é o aumento para dois aparelhos ao mesmo tempo em uma chamada do Google Meet.

Ainda no aplicativo de chamadas de vídeo, os usuários passaram a poder continuar em uma reunião enquanto navegam por outros aplicativos do smartphone ou tablet. Já para o Agenda, os assinantes ganharam uma ferramenta para diminuir o número de notificações dentro de um horário específico do dia, reduzindo assim distrações possivelmente desnecessárias.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados