Facebook planeja testar criptomoeda Diem ainda neste ano

Vazamentos indicam que criptomoeda Diem, associada ao Facebook, deverá ter piloto lançado ainda em 2021

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Facebook App (Imagem: Gerd Altmann/Pixabay)
Facebook quer começar testes com a criptomoeda diem ainda em 2021 (Imagem: Gerd Altmann/Pixabay)

O Facebook espera dar continuidade ao seu projeto de criptomoeda e lançar os primeiros testes do Diem até o final deste ano. Inicialmente chamada de Libra, a moeda digital será uma stablecoin vinculada ao dólar e voltada para pagamentos cotidianos. As informações são da CNBC, que revelou nesta terça-feira (20) que um piloto será implementado em pequena escala até o final de 2021.

Antiga Libra hoje se chama Diem

Inicialmente anunciada em 2019, a antiga Libra foi planejada para ser lançada no início de 2020, mas a notícia começou a preocupar órgãos reguladores e repercutiu muito negativamente para o Facebook e associados. O PayPal, Visa e eBay, por exemplo, se retiraram da iniciativa após governos levantarem questões sobre privacidade, lavagem de dinheiro e a ameaça de empresas privadas tirarem poder de bancos centrais.

Assim, todo o projeto foi reformulado. Hoje, a Diem Association é responsável pelo desenvolvimento da criptomoeda que foi renomeada para Diem. O objetivo foi desvincular a imagem do Facebook como “dono” da moeda digital, uma vez que a empresa é uma de várias envolvidas no desenvolvimento da stablecoin.

Diem será testado em transações e pagamentos

Pessoas próximas ao projeto conversaram com a CNBC em condição de anonimato. De acordo com essas fontes, o Facebook e toda a Diem Association agora trabalham com uma abordagem muito mais cautelosa para evitar os mesmo problemas do passado. Os detalhes não foram oficialmente divulgados, mas a stablecoin deve ser testada em pequena escala com transações entre consumidores individuais até o final de 2021. É possível que também sejam implementados testes com pagamentos com o piloto da moeda.

Ainda não há nenhuma data prevista o início dos testes. Até o momento, nem o Facebook e nem a Diem Association se manifestaram sobre esse vazamento. Contudo, os governos de todo o mundo prestam muita atenção no desenvolvimento da criptomoeda. Mesmo após a reformulação do projeto e do nome da moeda digital, ainda há a preocupação que uma empresa privada acusada de monopólio digital e que possui 2,8 bilhões de usuários no mundo todo controle um instrumento monetário de relevância global.

Maturidade do mercado favorece Diem

Diferente de dois anos atrás, o Diem tem muito mais chances de prosperar do que a Libra, principalmente pelo mercado de criptomoedas estar muito mais robusto e maduro hoje em dia. Reguladores de todo o mundo discutem o bitcoin (BTC), por exemplo, mas estão muito mais inclinados a aceitar as moedas digitais e implementá-las no sistema financeiro mundial.

Grandes investimentos institucionais, como a compra da Tesla de US$ 1,5 bilhões em bitcoin no início de fevereiro, legitimaram todo o setor. Na semana passada, a maior exchange de criptoativos dos Estados Unidos, a Coinbase, se tornou a primeira corretora cripto a entrar na bolsa de valores. Por mais que ainda há temores envolvendo o Diem e o Facebook, a receptividade de todo o mercado é muito maior em 2021.

Com informações: CNBC

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Canal Exclusivo

Relacionados