Início » Gadgets » Celulares Android podem ler mensagens do Apple AirTag via NFC

Celulares Android podem ler mensagens do Apple AirTag via NFC

Novo Apple AirTag emite mensagem com informações para entrar em contato com o dono do rastreador digital perdido via NFC

Bruno Gall De Blasi Por

O Apple AirTag é o novo rastreador com Bluetooth da fabricante do iPhone. Mas o que acontece se uma pessoa, com celular Android, encontrar um objeto perdido com o gadget acoplado ou pendurado? Segundo uma página de suporte da Apple, é possível ter acesso a uma mensagem com os dados da tag através da conectividade NFC.

Apple AirTag emite mensagem com informações para entrar em contato com o dono do gadget perdido via NFC (Imagem: Reprodução/Apple)

Apple AirTag emite mensagem com informações para entrar em contato com o dono do gadget perdido via NFC (Imagem: Reprodução/Apple)

A explicação apareceu em um tópico que fala sobre o que fazer ao encontrar um AirTag perdido. A companhia informa que é possível acessar as informações do dispositivo via NFC, ao aproximar o celular da parte branca do rastreador. Depois, o smartphone vai emitir uma notificação que leva o usuário ao site da Apple com os dados do aparelho.

A solução também fornece informações para entrar em contato com o dono do AirTag. Além do iPhone, a Apple explica que outros smartphones com a tecnologia podem ter acesso aos dados. “Você pode visualizar uma mensagem do Modo Perdido em qualquer smartphone compatível com NFC, como um iPhone ou celular Android”, dizem.

AirTags (Imagem: Divulgação/Apple)

AirTags também tem acessórios (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple AirTag alerta se ficar longe do dono por muito tempo

E o que acontece se um dispositivo ficar longe do proprietário por um longo período de tempo? Neste caso, a página de suporte da Apple explica que o AirTag irá reproduzir um som quando movido para que possa ser encontrado. O alerta será emitido mesmo que a pessoa não esteja com um dispositivo iOS.

“Quando movido, qualquer AirTag separado por um período de tempo da pessoa que o registrou emitirá um som para alertar as pessoas próximas”, explicam. “Se você encontrar um AirTag depois de ouvi-lo emitir um som, poderá usar qualquer dispositivo que tenha NFC, como um iPhone ou celular Android, para ver se seu proprietário o marcou como perdido e ajudar a devolvê-lo”.

A Apple, porém, não informou com exatidão o tempo necessário para que o aviso seja disparado. Mas John Gruber, do Daring Fireball, traz uma resposta: de acordo com pessoas a par do assunto ouvidas por Gruber, o prazo atual é de três dias. A companhia também pode alterar o período remotamente no futuro, se houver necessidade.

O AirTag é o novo rastreador digital da Apple. Assim como o Samsung Galaxy SmartTag, o dispositivo revelado nesta terça-feira (20) é capaz de encontrar objetos perdidos, com chaves, bicicletas, bicicletas e afins. Para isto, basta pendurá-lo em algum item para que o acessório seja localizado pelo celular.

O Apple AirTag vai custar R$ 369 no comércio nacional. Também será possível comprá-lo em um pacote com quatro unidades, por R$ 1.249. A data de lançamento do dispositivo no Brasil, no entanto, ainda é um mistério.

Com informações: Apple (Suporte), AppleInsider, Daring Fireball e MacRumors

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando