Instagram esconde mensagens com conteúdo abusivo de quem não é seu amigo

O Instagram também permitirá que um perfil bloqueie um usuário da rede social e todas as contas que ele pode criar no futuro

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo do Instagram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Aplicativo do Instagram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Instagram anunciou a implementação de um filtro para separar mensagens particulares (as DMs) com conteúdo abusivo e enviadas a partir de contatos que não são seus amigos. A camada de proteção levará em conta palavras específicas, emojis e outros aspectos do texto que podem até mesmo ser customizados pelo proprietário do perfil com novos termos.

As mensagens particulares no Instagram, agora integradas com o Facebook Messenger no Brasil, são especialmente úteis para justamente conversar diretamente com algumas pessoas dentro da rede social de forma particular, sem espalhar o papo para todos no campo de comentários das fotos e vídeos publicados. Ao mesmo tempo, este teto de proteção para privacidade pode servir como esconderijo perfeito para ataques diretos.

O Instagram já possui uma separação entre contatos e pessoas que você não tem amizade, deixando as mensagens de desconhecidos em um canto chamado “Solicitações de contato”. A partir desta semana a rede social de fotos e vídeos implementará uma camada extra de proteção justamente neste local, com ajuda de uma lista prévia de palavras, emojis e frases inteiras que tornarão uma tentativa de conversa abusiva menos visível.

Todos os chats contendo qualquer um dos conteúdos filtrados ficarão em uma segunda camada de mensagens escondidas, acessível e visível apenas quando o usuário já está na página “Solicitações de contato”. Dentro deste novo local aparecem apenas os nomes das contas com palavras, frases e emojis identificados, mas que ainda assim podem ser visualizados quando o dono do perfil toca no papo – que está com um aviso de que o texto foi separado, protegendo também da leitura acidental.

Instagram cria filtro para conteúdo em DMs (Imagem: divulgação/Instagram)

Instagram cria filtro para conteúdo em DMs (Imagem: divulgação/Instagram)

Uma vez aberta a mensagem, o usuário receberá os mesmos controles que sempre teve para uma solicitação de contato: aceitar o chat e transferi-lo para a página principal das DMs, excluir o contato ou então reportar a conta.

“Nós trabalhamos com organizações líderes em combate à discriminação e intimidação para desenvolver uma lista predefinida de termos ofensivos que serão filtrados das solicitações de DMs quando o recurso for ativado”, comenta o Instagram. Como cada pessoa tem uma experiência diferente da outra, a rede social também permitirá a inserção de novas palavras, frases e emojis dentro desta lista para filtrar todas as mensagens.

Esse novo filtro não altera a ferramenta interna do Instagram para trabalhar todos os textos publicados em comentários abertos das postagens, combatendo ataques como discurso de ódio. As penalidades para envio destas ofensivas por mensagens diretas também continuam funcionando como antes.

O novo filtro para palavras, frases e emojis dentro de mensagens diretas está chegando para todos os usuários do Instagram a partir desta semana para um grupo não divulgado de países, com a expansão para outros locais nos próximos meses.

Instagram protegerá ainda mais seus usuários

Além do filtro com palavras, frases e emojis capaz de esconder conteúdo abusivo, o Instagram também anunciou a possibilidade de manter uma conta bloqueada longe dos olhos do usuário por mais tempo. A novidade impede que uma pessoa bloqueada crie um novo perfil dentro da rede social e tente contato mais uma vez.

Mesmo com a mudança, é o usuário quem escolhe se prefere bloquear apenas a conta ou então todos os outros perfis que podem ser criados pela mesma pessoa.

Por fim, o filtro de mensagens para esconder comentários públicos em fotos e vídeos publicados no Instagram passa a também selecionar qualquer conteúdo semelhante, mas que foi digitado com algum erro. Este passo é importante para que conteúdo abusivo não burle as proteções do perfil ao deliberadamente trocar uma ou outra letra de uma frase ofensiva.

Com informações: Instagram.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados