Se você já comprou um domínio no Brasil, existe grande chance de ter recebido um boleto falso. Eles são diagramados com a intenção de se parecer o máximo possível com os boletos verdadeiros enviados pelo órgão Registro.Br, o verdadeiro responsável pelos domínios. Empresas (muitas vezes de hospedagem) enviam tais boletos para pessoas físicas e jurídicas acreditando que, ingênuos que são, eles pagariam sem verificar antes. Agora, com a abertura de um precedente, esses boletos podem parar de chegar.

Uma simples busca no Google retorna vários boletos

O Ministério Público Federal em Sergipe denunciou na semana passada um empresário sócio de duas empresas que são acusadas de tais práticas: a NICregistro Internet Provider e a NICregistro Soluções em Informática, do empresário Marcos Antônio dos Santos. Nesse caso, como afirma o procurador que assina a ação, Eduardo Botão Pelella, a semelhança dos nomes com os do NIC.br (outro órgão verdadeiro e responsável pela Internet no Brasil) fez com que vários usuários dos serviços de registro e hospedagem fossem induzidos a pagar boletos bancários.

De acordo com as investigações conduzidas pelo MPF, as duas empresas chegaram a receber créditos equivalentes ao pagamento de mais de 50 mil boletos entre os anos de 2006 e 2007 apenas. Como cada boleto vem cobrando 130 reais, pode-se estimar que no período as empresas receberam mais de 6 milhões de reais em créditos.

Com informações: BR-Linux.org

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados