Prévia do Windows 10 traz recurso para “domar” programas pesados

Atualização do Windows 10 vem com Modo Eco experimental, que reduz prioridade de programas para ajudar no desempenho do PC

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Notebook com Windows 10 (imagem: Windows/Unsplash)
Windows 10 (Imagem: Windows/Unsplash)

A Microsoft liberou nesta quarta-feira (21) uma atualização do Windows 10 para quem participa do programa Insider: entre outras coisas, ela introduz uma função experimental chamado “Modo Eco” (Eco Mode) para ajudar no desempenho do PC ao controlar programas que consomem muitos recursos.

Como funciona o Modo Eco do Windows 10

Em seu blog oficial, a Microsoft explica que quando o Modo Eco é ativado para um aplicativo, o sistema passa a dar prioridade a outros programas, “o que resultará em uma capacidade de resposta mais rápida e melhor eficiência energética”.

Vale notar que, desde pelo menos o Windows 7, já era possível definir a prioridade de um programa específico no Gerenciador de Tarefas. Isso também está disponível no Windows 10, mas exige dois passos.

Primeiro, você escolhe o aplicativo, clica com o botão direito e escolhe “Ir para detalhes”. Então, na aba Detalhes, você clica com o botão direito e decide se a prioridade será baixa, normal, alta ou tempo real – esta última opção se sobrepõe até a serviços básicos do sistema, como os comandos enviados por mouse e teclado.

Com a novidade da Microsoft, isso fica mais simples: dentro do Gerenciador de Tarefas, é só clicar com o botão direito no programa em questão e selecionar “Modo Eco”.

Modo Eco no Gerenciador de Tarefas do Windows 10 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Modo Eco no Gerenciador de Tarefas do Windows 10 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Haverá um aviso “Modo Eco” na coluna Status. Isso pode aparecer de forma automática em processos do Google Chrome ou Edge: a Microsoft explica que ambos os navegadores estão testando diminuir sua prioridade de forma automática, e aplicando APIs de eficiência de energia para melhorar o desempenho.

Para testar o Modo Eco, não basta apenas usar o atalho Ctrl + Shift + Esc: antes, você terá que instalar a build 21364 do Windows 10 no canal Dev; ensinamos aqui como fazer parte do programa Insider.

A Microsoft avisa que este recurso está sendo implementado aos poucos, com um subconjunto dos usuários, para identificar possíveis problemas “que possam afetar o desempenho e a confiabilidade”. Assim que possível, isso será liberado para todo o Canal Dev – e, futuramente, para todos os PCs rodando Windows 10.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados