Início » Negócios » Tecnocast 189 – Presos no ecossistema

Tecnocast 189 – Presos no ecossistema

Thiago Mobilon Por

O aprisionamento tecnológico está presente em praticamente tudo o que usamos hoje em dia. Ele é causado por características em dispositivos, aplicativos ou serviços, que nos tornam dependentes daquele ecossistema.

Tecnocast 189 – Presos no ecossistema (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Tecnocast 189 – Presos no ecossistema (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Hoje a gente conversa sobre estratégias que empresas usam para nos manter presos em seus ambientes. Será que existe alguma saída? Dá o play e vem com a gente.

Participantes

Oferecimento: Motorola 5G

Você sabia que os primeiros smartphones 5G do Brasil são da Motorola? Com o Motorola Edge, Motorola Edge Plus, Moto G 5G Plus, Moto G 5G, Moto G100 e Lenovo Legion Duel, você está pronto para a tecnologia que está revolucionando o futuro da internet no país: a conexão 5G.

Com ela, você baixa filmes em questão de segundos e se diverte em streaming de jogos on-line sem nenhuma lentidão.

Essa é a Motorola inovando mais uma vez e ressignificando nossa maneira de nos conectar. Então conheça a Família 5G da Motorola. Os primeiros 5G do Brasil.

Assine o Tecnocast

Créditos

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Em janeiro eu pensei em trocar de celular e decidi continuar com a Samsung justamente por isso.

Se eu trocasse de marca, iria perder uma boa integração com meu Galaxy Watch (já usei no iPhone e até na Motorola e sei quão ruim é) o Galaxy Buds+, além das funcionalidades Samsung com o Windows, como as funções exclusivas do Your Phone ou o OneDrive na galeria.

imhotep (@imhotep)

Não, mas eu uso Windows e Android e basta vc instalar o aplicativo…
E conectar na rede 2,4GHz…

Eu estava comentando com um amigo recentemente sobre isso, o q me levou a abrir aquele tópico sobre o Dropbox x Onedrive.
Como o OneDrive hoje é bem integrado ao Windows e ao sistema do MS Office.

Gostei muito do episódio…
Me lembro do meu primeiro iPhone, q eu até desabilitava o imessage (enviando apenas SMS) pra economizar plano de dados e pq ninguém tinha imessage e tinha gente q tinha, mas ainda só se conectava via wifi, então a mensagem ficava no limbo até a pessoa ver - lá se vão uns 8 ou 9 anos disso.

Fato é q a Apple está anos luz na frente, mesmo a Samsung fazendo um bom trabalho do lado do Android. Mas nem sempre foi assim. Na época do iPod, era um saco abrir o Itunes pra ficar copiando coisas para o gadget. Mas passou, oh God, passou!!!

Thiago Mobilon (@mobilon)

Você foi pulando e PERDEU o contexto, então.

O episódio é sobre aprisionamento tecnológico, construir um ecossistema é só uma forma de aprisionamento. Ouve a introdução da pauta que você vai entender.

Filipe Espósito (@filipeesposito)

Tem gente que não gosta, mas isso pra mim é uma vantagem absurda. Eu atualmente tenho dois iPhones que uso simultaneamente como telefones principais, e seria um saco ter tudo separado em cada um deles. Graças ao iCloud, tudo o que tá em um, também tá em outro (e exatamente do mesmo jeito). Isso sem contar meu iPad que também entra nessa sincronização. É só escolher qual device eu vou usar e está tudo lá, de onde parei.

Como já comentaram aí, depende do banco, mas vários já sincronizam o token no backup. Aqui eu tenho Itaú e o iToken sempre passa de um iPhone para o outro no sistema de transferência direta de dados. É realmente muito prático, só colocar um aparelho do lado do outro, esperar uns minutos e pronto, tá do jeito que o outro estava sem ter que ficar configurando tudo de novo.