Se você já baixou e instalou o Ubuntu 10.10, deve ter sentido falta de alguns codecs e programas para trabalhar com formatos multimídia, principalmente os formatos fechados, como arquivos .mp3, DVDs, e afins. Isso acontece porque o Ubuntu (assim como algumas outras distribuições) prefere não distribuir esses codecs e programas diretamente na distro para evitar problemas com patentes, copyright, licenciamento etc.

Mas, se você faz questão de rodar seus DVDs e ouvir sua coleção de músicas, além de ter acesso a um sem-número de programas, só precisa instalar o repositório Medibuntu. O objetivo do Medibuntu é distribuir pacotes multimídia que não são distribuidos oficialmente pelo Ubuntu, e mantê-los sempre em suas últimas versões.

Assim, se sua coleção de músicas está toda em mp3, e não no ótimo (e livre!) formato .ogg, basta baixar os codecs necessários. Quer assistir um DVD protegido? Só baixar os programas e os codecs. E por aí vai. E agora já existe um repositório do Medibuntu compatível com o Ubuntu 10.10, que você pode usar para turbinar a área de multimídia do seu sistema.

Se você quer adicionar o Medibuntu aos repositórios, basta executar o comando abaixo no Terminal:

sudo wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update

Se você também quer que a lista de programas disponíveis no Medibuntu apareça no Centro de Programas do Ubuntu, é só rodar o comando abaixo:

sudo apt-get --yes install app-install-data-medibuntu apport-hooks-medibuntu

A lista de programas e codecs disponíveis para o Ubuntu 10.10 pode ser encontrada na página do projeto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados