Início » Jogos » Sonic 4: o retorno às raízes

Sonic 4: o retorno às raízes

Avatar Por

Como já mencionei aqui no Tecnoblog há muito tempo, a franquia Sonic passou a última década na lama. Com exceção de um ou outro lançamento portátil para Game Boy Advance, os jogos do ouriço azul para console (insistentemente em terceira dimensão, apesar da completa rejeição dos fãs) foram, um após o outro, desastres.

E a Sega nunca parecia compreender que o que nós queríamos era um regresso aos velhos tempos – quando jogos do Sonic significavam apenas correr muito, colecionar argolas douradas e libertar seus amiguinhos animais no final das fases.

No começo deste ano ficamos sabendo que a Sega estava trabalhando num projeto secreto de codinome “Needlemouse”. Os fãs da franquia mais icônica da Sega sabiam que este era o nome do Sonic quando o primeiro jogo ainda estava nas fases conceituais de produção. Portanto, logo de início suspeitou-se que tal projeto era um retorno às raízes do personagem.

Quando as primeiras screenshots e vídeos começaram a pipocar, ficou claro que a motivação por trás de Sonic 4 seria abandonar completamente os elementos que fizeram dos últimos jogos completos fracassos (sequências de luta, Sonic se transformando em lobisomen, personagens humanos, entre outros) e trazer o personagem de volta pra casa: os cenários 2D repletos de robôs inimigos e loops.

Sonic 4 foi anunciado para Xbox 360, PS3, Wii e um “console misterioso” que acabou revelando-se o iPhone. Curiosamente, este é o único portátil para qual o game foi lançado – não há versões planejadas para o DS e para o PSP. E como a versão pro iPhone foi a primeira a ser lançada, foi essa que eu joguei.

Leia | Sonic 4 chega primeiro no iPhone
Baixatudo | Sonic 4 para iPhone

Sonic 4 será publicado de forma episódica. Este primeiro episódio tem 4 “zonas” – divididas, à moda clássica do primeiro Sonic, em três atos: Splash Hill Zone, Lost Labyrinth Zone, Casino Street Zone, and Mad Gear Zone. Ou seja, o primeiro episódio de Sonic 4 tem 12 fases, além das fases de bônus.

Além do spin dash (lembra quando você segurava o direcional para baixo e esmirilhava o botão A? Então, spin dash é isso), o Sonic volta a ter a habilidade de mira automática. Quando você está no ar, basta apertar o botão de pulo – na versão do iPhone, só há um botão – e o Sonic se joga contra o inimigo ou obstáculo na mira.

Alguns podem achar que essa habilidade emburrece o jogo, mas eu a considero interessante. A mira automática permite que a jogabilidade se foque na parte “correr muito rápido” e não “pulos milimetricamente calculados pra acertar os oponentes na cabeça enquanto o mapa parece um borrão na tela”. Além disso, para os que optarem pela versão do iPhone, esta forma de controle se adapta muito bem à tela de toque.

Embora todo o visual de Sonic 4 faça referências temáticas diretas aos primeiros jogos da série, as zonas Splash Hill and Casino Street são as que mais lembram os jogos clássicos. Todos os elementos estão lá – os loops, as TV com itens e até as músicas, embora diferentes, lembram bastante os temas originais. Sonic 4 definitivamente parece mais com Sonic do que qualquer outro jogo lançado recentemente pela Sega, mesmo se você considerar as versões do GBA.

No geral, é difícil não recomendar Sonic 4 para um fã da franquia, embora existam algumas ressalvas. Em primeiro lugar, não sei exatamente por que a Sega optou pelo modelo em episódios, e isso me deixa um tanto quanto apreensivo. Não se sabe quantos episódios serão, quando os próximos episódios sairão, ou (para os mais pessimistas) se sairão.

Também não há modo multiplayer, o que é uma imensa decepção. É meio justificável no iPhone, mas qual a desculpa para não incluir esse modo nos consoles?

Com exceção dessas dois pontos, o primeiro episódio de Sonic 4 é aquilo que nós fãs do personagem pedíamos há anos. O negócio agora é ter paciência pra esperar os próximos episódios.

Sonic 4 – Episode I custa US$ 9,99 na AppStore e US$15 nos consoles (o conteúdo é virtualmente idêntico, com exceção de uma fase exclusiva pro iPhone, e gráficos HD no PS3 e Xbox 360).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@thiago4santos
Não tem como comparar esse jogo aos clássicos. É só ver a movimentação porca do ouriço azul e interesse acaba.
Francis Rosario
Achei caro para um jogo que será dividido em diversos episódios. Mas claro, a Sega tinha que errar em algo.
Hernani
Já garanti minha cópia para PS3 Sonic for ever!!!
Marcell Almeida
Pena que não saiu pra Android. Mas pelo menos vou poder pegar pra PS3.
Erick
Sou fã do Sonic mas achei essa versão cara. Se são divididas em episódios, é porque o jogo/episódio é curto né? Então cobrar 10 doletas é MUITO!
@felipeshaman
eu pessoalmente achei mto estranha a física do jogo, muito chato de acostumar bonitinho, divertido, mas sei lá. por 10 doletas acho que compensa. não que eu esperasse mto de um jogo de iphone/wiiware/xbla/psn
Silvério
Quanto tempo em média para fechar o jogo? existe algum tipo de multiplayer online (quem termina uma fase primeiro) ou algum outro tipo de bonus como ghost mode ou leaderboard?
@russoedu
Baixei o Sonic 4 no dia do lançamento e eu e 3 amigos quase choramos ao ver a volta (finalmente!) do porco espinho. Desde a abertura, as músicas, o gráfico, a velocidade… ficou tudo perfeito. Belo review!
Bruno Gall
TO doido pra baixar, falta o iPod --"
kylefurtado
Ah já baixei no iPhone do meu pai, e tô adorando, só que sei lá, eu queria esperar pela saga completa em vez de baixar episódio por episódio. q
@caiodouglas
Não gostei, achei 1 caca. Voltar as origens é uma coisa, tentar voltar as origens com jogabilidade meio diferente é outra, e esse é o caso desse Sonic q tá lerdão e fica flutuando no ar com direito aos homing attacks dos Sonics 3Ds. Eu apenas baixei a demo na PSN, joguei, achei essa coisa completamente estranha, música sem graça, e não pode segurar o spin dash por tanto tempo q nem antes. Ao terminar de jogar eu deletei o jogo sem pensar 2x, Sonic prestava na época do MD, depois disso virou decepção. Por mim o melhor mesmo é o Sonic 2
Alexandre
Geralmente as pessoas veem com mais olhos a volta as origens do sonic. MAs deve ser por esse fato que o sonic 4 vai ser um sucesso! Meu filho vai adorar
Thássius Veloso
Está certo. O texto foi alterado. Obrigado!
@alessandrolim
As músicas são muito chatas atrapalham mais que tudo, nem de longe se comparam as músicas dos 3 Sonics anteriores. E até entendo a sega fazer uma homenagem as fases dos games anteriores, mas precisava ser em todas as fases do novo jogo? Tá faltando criatividade no Sonic Team pra criar coisas novas? Chega ao cúmulo na Lost Labyrinth Zone de ter as cachoeiras que o Sonic desliza iguais a como era na Labyrint Zone do Sonic 1. Pô fazia logo um remake dos jogos de mega drive do Sonic então. O jogo é bacana mas pra mim não é uma continuação digna da série.
@RenanXusa
Só achei uma inverdade dita quanto aos "desastres" dos novos Sonic's, eu por exemplo gosto da maioria. Desastre de venda sim, de qualidade não.
Exibir mais comentários