Início » Internet » Domínio .tecnoblog será possível em 2012

Domínio .tecnoblog será possível em 2012

Avatar Por

Faz tempo que a organização responsável pelos domínios da internet – aqueles .com e .net, para exemplificar – vem falando em aumentar a oferta dos TLDs (Top Level Domains, ou domínios de topo). Mas nunca estivemos tão próximo dessa realidade finalmente chegar. Para o ICANN, os novos domínios de topo, com nomes de marcas, deverão começar a operar em dois anos.

Ainda dependemos do .net no final

Ainda dependemos do .net no final

Já em 2012 será possível comprar domínios diferenciados, que não dependam das combinações de três ou quatro caracteres que temos nos dias de hoje. A Canon, importante fabricante de câmeras que atualmente utiliza diversos domínios, entre eles o canon.com, já se posicionou disposta a comprar um domínio usa.canon ou ainda brasil.canon. Seria uma forma de centralizar as atividades da empresa na internet.

Para isso acontecer, no entanto, o ICANN ainda depende da aprovação de alguns de seus departamentos internos. Com os GTLDs (Generic Top Level Domains, ou domínios de topo genéricos), em especial as grandes corporações terão mais uma forma de consolidar e unificar sua presença na grande rede, possibilitando maior confiança para os clientes. Confiança que vai custar caro.

O ICANN planeja cobrar nada menos que 185 mil dólares das empresas que decidirem tentar um GTLD próprio. Caso o direito de uso seja concedido, por exemplo, para o Google manter o domínio .google, haverá ainda uma taxa de 25 mil dólares anuais. Por esse valor estão incluídos os 50 mil primeiros domínios secundários, como o images.google ou o maps.google. Caso a empresa precise de mais domínios secundários, cada um deles ainda custará 25 centavos.

Toda a regulamentação do GTLD deve ficar pronta em 2011, com a previsão de início do serviço em 2012. Ou seja, em dois anos nós poderemos ter o domínio .tecnoblog. Legal, não é?

Com informações: Cnet/DeepTech.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@rodrigorsena
pensei que nem você já estou com planos de vender tld's ^^
@JoaoSouza
O que o pessoal parece não entender, e foi o que eu entendi, é que você vira um vendedor/registrador de domínios .seutld. Se eu tenho o tld ".google" e alguém quiser comprar um "search.google" eu venderia para aquela pessoa, no preço que eu quiser e nas condições que eu quiser.
Yury Cassini
Concerteza amigo!
Hernani
Mas isso dificultaria as coisas não?
Marcell Almeida
Diferente de muitos que comentaram, eu achei bacana! Acho que vai ser excelente pra SEO e pra algumas campanhas promocionais. Só não gostei do valor abusivo, um tanto desmotivante. ps: O Tecnoblog ta podendo eim? Vai pagar tudo isso pra ter um dominio .tecnoblog :P
Yury Cassini
não amigo o conteúdo do meu site é em ingles alias ele é dividido em duas seções, para conteúdo em português eu sou editor co.uk/portuguese agora para conteúdo inglês meu amigo britânico toma conta co.uk/english
Bruno Gall
Ou outros xD
Igor P.
Da Líbia. Líbia => Lybia; Líbano => Lebanon
kylefurtado
Eu também, acho que - dependendo do caso - só vai confundir.
Thássius Veloso
Um dos motivos para esse valor elevado é que a empresa responsável pelo .google ou .canon será o "registrar" do domínio, ou seja efetivamente a responsável por ele.
Rafael
Acho feio.
lecosan
"Ou seja, em dois anos nós poderemos ter o domínio .tecnoblog. Legal, não é?" "O ICANN planeja cobrar nada menos que 185 mil dólares das empresas que decidirem tentar um GTLD próprio." "... haverá ainda uma taxa de 25 mil dólares anuais." Nossa, o Tecnoblog vai melhor do que eu imaginava... rs
Alexandre
Fiquei impresssionado com o preco, mas tambem, pra uma apple ou uma google da vida, deverá valer muito a pena.
Francis Rosario
Quero só ver a briga que vai ser pelo .sex
Renyer
Para isso existem os servidores DNS.
Exibir mais comentários