Início » Gadgets » Elon Musk avisa que Tesla só venderá painéis solares com bateria Powerwall

Elon Musk avisa que Tesla só venderá painéis solares com bateria Powerwall

Maior demanda por problemas na distribuição de energia também ajudou a decisão de unificar dois produtos diferentes da Tesla

André FogaçaPor

Elon Musk publicou em sua conta no Twitter que a Tesla não venderá mais seus painéis solares sem a compra de uma bateria Powerwall. A forma como o produto é vendido, onde está disponível, muito provavelmente foi alterada por conta da demora das companhias elétricas na hora de ligar as placas com a rede pública de distribuição na cidade.

Tesla Powerwall (Imagem: divulgação/Tesla)

Tesla Powerwall (Imagem: divulgação/Tesla)

Este já é um problema velho para quem pode comprar painéis solares nos Estados Unidos e não pretende armazenar parte da energia gerada pelas placas: as companhias de eletricidade demoram para ligar o conjunto na rede elétrica, para que o excedente seja inserido em todo o sistema de distribuição para a cidade.

Este tempo extra pode estar ligado ao aumento de 59% no número de telhados com painéis solares da Tesla produzindo energia no último trimestre de 2020, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O maior interesse pelas placas fez até mesmo seu preço subir consideravelmente. Além da economia de dinheiro, fugir das faltas e falhas na distribuição de eletricidade é um dos principais motivos para a escalada da demanda por este tipo de produto.

Sem conectar as duas pontas, o usuário não pode tirar proveito dos painéis solares fabricados pela Tesla e que já estão instalados no telhado da casa. Este ponto é puramente burocrático e pouco intuitivo, já que o dono do local com as placas precisa de autorização da empresa fornecedora de eletricidade para utilizar o painel sem uma bateria para armazenar a força. O objetivo com este controle é de padronizar como e quanta energia será transferida, garantindo segurança para todo sistema, e calculando corretamente o valor recebido.

Além desta parte burocrática, integrar os dois produtos em um só facilita e acelera a instalação de todo o sistema, aumentando ainda mais a economia de energia para a residência, já que a bateria Powerwall fornecerá na noite a eletricidade armazenada durante o dia e assim torna a casa quase completamente independente do sistema de distribuição elétrica – ponto especialmente importante para quem já comprou um veículo elétrico.

Painéis solares da Tesla com Powerwall (Imagem: divulgação/Tesla)

Painéis solares da Tesla com Powerwall (Imagem: divulgação/Tesla)

Tesla aumentará a capacidade da Powerwall via software

O CEO da Tesla não usou sua conta do Twitter apenas para anunciar a mudança na forma de venda de seu painel solar. Elon Musk disse que uma atualização de software na Powerwall será responsável por uma maior capacidade de entregar a energia para a casa onde está instalada.

Este aumento não é pequeno, sendo maior que 50% na capacidade quando o produto está em um ambiente com aproximadamente 30 graus Celsius no lado de fora. Ainda não existe previsão para quando o update estará disponível para o Powerwall.

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando