Início » Aplicativos e Software » O que é e como funciona a Hotmart?

O que é e como funciona a Hotmart?

Plataforma reúne três tipos de perfis: produtores de conteúdo, afiliados e compradores; Entenda como funciona a Hotmart

Gabrielle Lancellotti Por

A Hotmart é uma plataforma para publicação, venda e consumo de produtos digitais — conteúdos virtuais acessados pela internet. O serviço também pode ser entendido como uma plataforma de ensino a distância (EAD), já que normalmente os produtos têm um viés educacional, como os cursos online e os e-books.

Além de criadores de conteúdo e consumidores, os afiliados também fazem parte da logística do serviço. Os afiliados lucram com a divulgação dos produtos na web. Ou seja, ganham uma comissão ao promoverem, por exemplo, os cursos hospedados na plataforma. Entenda os três perfis e como funciona a Hotmart.

Como funciona a Hotmart (Imagem: Sara Torda/Pixabay)

O que é a Hotmart (Imagem: Sara Torda/Pixabay)

Como funciona a Hotmart: produtor, afiliado e consumidor

De acordo com a Hotmart, seja um autor reconhecido ou apenas uma pessoa que domina uma área de conhecimento, o produtor é alguém que simplesmente decide criar um produto para atuar como professor online e compartilhar o seu conhecimento.

Qualquer um pode se tornar um produtor, basta ter condições/saber como produzir o seu próprio material e fazer um cadastro que informa alguns dados pessoais e financeiros. É preciso criar uma conta com perfil de produtor para fazer a hospedagem do seu conteúdo.

Os tipos de produtos comercializados na plataforma incluem muitos formatos que podem ser reproduzidos e baixados via internet. Alguns exemplos:

  • E-books (PDF ou EPUB);
  • Videoaulas;
  • Podcasts;
  • Imagens;
  • Palestras e screencasts (MPEG, FLV, MOV, WMV);

Afiliados, como já mencionado, recebem uma remuneração (%) para fazer a divulgação de produtos. É possível escolher entre conteúdos de diversos nichos para se afiliar — afinal, para vender uma mercadoria, é preciso conhecer bem as suas características. Vale destacar que não é preciso ter um produto próprio para se encaixar nesse perfil.

De acordo com a empresa, não há muitas restrições para entrar no programa de afiliados. Para fazer parte, por meio de uma conta gratuita, é preciso:

  • Ter um endereço de e-mail válido;
  • Ter um documento de identidade;
  • Ter 18 anos ou mais;
  • Criar uma conta com perfil de afiliado.

O consumidor, evidentemente, é quem compra um produto presente na Hotmart. É possível pesquisá-los por categoria ou acessar um “hotlink” divulgado por um produtor ou afiliado. É preciso criar uma conta de comprador na plataforma.

Com informações de: Hotmart¹ e Hotmart²

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando