Google Fotos libera ferramenta para corrigir suas fotos embaçadas

Versão mais recente do Google Fotos também permite melhorar imagens que têm muita granulação

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 7 meses
Google Fotos (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Novos recursos do Google Fotos não chegaram ao iPhone (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google Fotos ganhou dois novos recursos de edição que ajudam a melhorar a qualidade das imagens. A ideia é ajustar tanto as que estão embaçadas, quanto as que contam com muito ruído. As opções começaram a ser liberadas na versão 5.38 para Android e ainda não estão disponíveis no iOS e na versão web.

Uma das opções liberadas no Google Fotos é a de aumentar a nitidez das imagens. A outra permite remover a granulação. Em ambas, o serviço exibe uma barra que pode ser deslizada de 0 a 100 para ajustar a foto. Como as mudanças são sutis, o ideal é fazer ampliar o zoom da foto antes de fazer as mudanças. Veja como melhorar fotos embaçadas ou com muito ruído no Google Fotos:

  1. Selecione uma imagem;
  2. Toque em “Editar”;
  3. Deslize a barra inferior (que destaca “Sugestões”) para a direita até “Ajustar”;
  4. Em seguida, deslize a barra superior para a direita;
  5. Selecione “Aumentar nitidez” ou “Remover granulação”;
  6. Ajuste o recurso de 0 a 100, como preferir.

Como os nomes indicam, a opção de aumentar a nitidez busca deixar detalhes da foto mais definidos. Enquanto isso, a de remover granulação ajuda a suavizar áreas em que há muito ruído. Os dois recursos oferecem soluções bem diferentes e, por isso, é provável que você precise de apenas um deles.

Ajustes de nitidez e granulação no Google Fotos (Imagem: Reprodução)
Ajustes de nitidez e granulação no Google Fotos (Imagem: Reprodução)

Google Fotos libera ajuste de HDR para assinantes

Ao buscar os novos recursos de edição pela primeira vez, o Google Fotos apresenta um marcador amarelo para destacar onde estão as novidades. O símbolo desaparece após selecionar as opções. Além das ferramentas para aumentar a nitidez e reduzir a granulação de imagens, o serviço também destaca a que permite ajustar o HDR.

O recurso aparece na seção “Ajustar”, mas está disponível apenas para quem assina o Google One. O aplicativo também restringe para assinantes o uso de alguns filtros automáticos que já estavam disponíveis.

HDR está disponível apenas para assinantes do Google One (Imagem: Reprodução)
HDR está disponível apenas para assinantes do Google One (Imagem: Reprodução)

Com informações: Android Police.

Receba mais sobre Google Fotos na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados