Início » Jogos » Como jogar Pac-Man 99 [Guia para Iniciantes]

Como jogar Pac-Man 99 [Guia para Iniciantes]

Saiba o que é preciso e como jogar Pac-Man 99, o battle royale de Pac-Man disponível gratuitamente no Nintendo Switch Online

Lucas LimaPor

Pac-Man 99 foi lançado em 7 de abril de 2021 e é exclusivo para assinantes do Nintendo Switch Online. Esse jogo da Bandai Namco traz a experiência nostálgica de Pac-Man em um embate mais eufórico contra outros 98 jogadores. O objetivo é ser mais rápido e estratégico que os outros, até que seja o último sobrevivente.

Pac-Man 99 (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Pac-Man 99 (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Para baixar Pac-Man 99

Assim como Tetris 99, Pac-Man 99 é uma oferta exclusiva do Nintendo Switch Online, o serviço de assinatura que dá acesso a serviços online e jogos exclusivos no Nintendo Switch. Portanto, para ter acesso, é preciso pagar.

Pac-Man 99 pode ser baixado por qualquer usuário no eShop. A assinatura é requerida no momento de abertura do jogo.

Como jogar Pac-Man 99

As dicas abaixo ajudarão a esclarecer as estratégias do jogo para chegar até a vitória: ser o último Pac-Man vivo. Apesar de ver apenas a própria tela, as ações do jogador influenciam na partida dos outros 98 e vice-versa, para atrapalhar ou ser atrapalhado.

Na versão oferecida no Nintendo Switch Online, o modo de jogo é o que tem o mesmo nome do game. Para liberar outros modos (inclusive offline ou contra a CPU), é preciso desbloqueá-los no eShop, ao custo de R$ 69,90. Esse artigo foca no modo online, com 99 jogadores.

Modos de jogo de Pac-Man 99 (Imagem: Reprodução/Bandai Namco)

Modos de jogo de Pac-Man 99 (Imagem: Reprodução/Bandai Namco)

1. Como atacar outros jogadores

Para atacar outros jogadores é simples: jogar Pac-Man. Mas não é só fugir dos fantasmas, é preciso comê-los. Isso é possível ao passar por uma das bolas maiores da arena (as Power Pellets), qual fará com que os fantasmas corram do Pac-Man ao invés de irem atrás dele.

Comer fantasmas envia uma “sombra” de Pac-Man para o labirinto dos outros jogadores. Quando eles passam por essas “sombras”, a velocidade do jogador é reduzida, aumentado as chances de fantasmas o pegarem.

2. O trem fantasma

Já deve ter percebido que há uma fileira de fantasmas no meio de cenários e que, ao passar por eles, todos viram fantasmas ativos. Pois bem, essa é uma oportunidade para enfraquecer os inimigos (os outros jogadores): combine essa fileira de fantasmas com a Power Pellet para fazer um ataque grande e espalhar outras sombras na arena dos adversários.

A fileira de fantasmas (Imagem: Reprodução/Bandai Namco)

A fileira de fantasmas (Imagem: Reprodução/Bandai Namco)

3. Sem pressa para comer todos os fantasmas

A vitória não é garantida ao comer todos os fantasmas do labirinto, às vezes, é mais interessante deixá-los passar até que apareçam mais Power Pellet, maximizando o potencial dessa habilidade.

Aproveitar a construção do labirinto para atrair fantasmas para perto é uma boa estratégia, às vezes até ficar parado em um dos cantos para ganhar tempo, com cuidado em dobro para não ser encurralado.

4. As frutas reiniciam o cenário

Quando 50% dos pontos forem comidas do cenário, alguma fruta aparecerá abaixo da caixa de fantasmas, o meio do labirinto. Pegar essas frutas faz com que as Power Pellets e o trem fantasma retornem à arena.

Frutas em Pac-Man 99 (Imagem: Reprodução/Bandai Namco)

Frutas em Pac-Man 99 (Imagem: Reprodução/Bandai Namco)

Além disso, as frutas também eliminam as sombras vermelhas de Pac-Man adversários, então talvez seja necessário guardá-las para um momento mais oportuno.

5. Diferentes habilidades de Pac-Man 99

Há três tipos de habilidades e estratégias para usar em Pac-Man 99. Essas opções aparecem nos dois lados do labirinto e podem ser alternadas com os botões A, B, X, Y, no caso das habilidades, ou o analógico direito, para a estratégia de jogo.

Habilidades em Pac-Man 99 (Imagem: Reprodução/Bandai Namco)

Habilidades em Pac-Man 99 (Imagem: Reprodução/Bandai Namco)

As habilidades influenciam no desempenho da Power Pellet ao ser comida pelo Pac-Man. O modo “Padrão” é aquele inicial de toda partida, não muda em relação aos jogos clássicos, mas há outras três habilidades que podem ser úteis, com seus prós e contras:

  1. Força: ativar essa habilidade faz com que mais Pac-Man apareçam no cenário de adversários ao atacá-los, porém a duração da Power Pellet é reduzida;
  2. Velocidade: Aumenta a velocidade do Pac-Man no cenário, mas faz com que o ataque seja menos efetivo, enviando menos Pac-Man aos inimigos;
  3. Trem: Faz com que mais fantasmas sejam adicionados à fileira ao passar por ela quando uma Power Pellet é comida, contudo mais sombras de Pac-Man aparecem no labirinto de quem usa.

Já em relação à estratégia de jogo, essa opção decide quais jogadores adversários sofrerão com os ataques. O modo “aleatório” é o inicial da partida, mas outros três também podem ser interessantes:

  1. Rebatida: prioriza os ataques no adversário que também está atacando seu labirinto;
  2. Caçador: foca no jogador que tem mais nocautes acumulados;
  3. Nocaute: busca eliminar aqueles que já estão à beira da derrota.

Para começar, eu recomendo manter tudo no padrão, até pegar o jeito de como o labirinto funciona e dominar os fantasmas. Pac-Man 99 tem partidas curtas e exige de prática. Depois de um tempo, fica mais fácil entender quando usar cada estratégia e habilidade.

Com informações: Nintendo Life, Screen Rant, Shacknews.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando