Se os computadores que se tornassem zumbis também ganhassem um jeito de locomover, o Brasil estaria coberto de PCs passeando soltos pelas ruas soltando “Processadooooores, processadoooores” das suas caixas de alto-falantes. Ao menos é o que garante um relatório liberado hoje pela Microsoft, que indica que o país é o segundo colocado em pcs infectados por alguma botnet.

São PCs assim os responsáveis por envio de spam, ataques de phishing, fraudes diversas e roubo de identidade, por exemplo. Seus donos normalmente não sabem que os computadores estão infectados e é por isso que eles são chamados de zumbis: porque tem seu poder de processamento roubado por pessoas maliciosas por meio de um programa disfarçado que muitas vezes não é detectado por um anti-vírus.

O Brasil teve 550 mil computadores infectados durante o período de janeiro e junho desse ano. Nosso país só perde mesmo em número de infecções para os EUA, com pouco menos de 2,2 milhões de computadores infectados. Todos eles foram limpos e retirados das botnets graças aos produtos de segurança da Microsoft. No total, mais de 6,5 milhões dos computadores estavam infectados mundialmente e foram limpos pela empresa.

Leia mais detalhes do relatório (em inglês) nesse link.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcell Almeida
Mas esse número é proporcional com o número de habitantes no pais? Por exemplo, a Espanha tem bem menos habitantes que o Brasil e está muito próximo.
Hernani
Lamentável
Alex Ribeiro
Um quadro bem inmensurável da realidade, afinal só leva em conta PCs com soluções microsoft.
Renyer
“Todos eles foram limpos e retirados das botnets graças aos produtos de segurança da Microsoft.” Faz-me rir! Aposto que todos os computadores possuem sistema operacional (ou não operacional) Window$.
Alexandre
hehe, sou a prova viva que voce tentou... hahah
Guilherme
Algumas coisas boas também, como por exemplo... aah, deixa pra lá.
Alexandre
quando se trata de estatisticas interneticas o brasil parece estar sempre na frente nas coisas ruins...
Bruno Gall
Tudo isso vem de golpe via Orkut
kylefurtado
Nossa, a gente tá bem atrás dos EUA, mas segundo lugar ou terceiro eu já esperava.
Igor P.
Tinha que ver isso aí é na proporção de pc total do país.
Guilherme
Segundo? Caramba! Eu imaginava que era o primeiro, porque a quantidade de Spam que eu recebo no meu email e no meu site é brincadeira!