WhatsApp volta a mostrar aviso para aceitar novas regras de privacidade

Aviso do WhatsApp mostra o que muda com a atualização da política de privacidade; novas regras entram em vigor em 15 de maio

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook e WhatsApp (Imagem: Robert Cheaib/Pixabay)
Facebook e WhatsApp (Imagem: Robert Cheaib/Pixabay)

Você ainda não aceitou a nova política de privacidade do WhatsApp? Pois é possível que a notificação para aprová-la apareça em breve em seu celular: de acordo com o WABetaInfo neste sábado (24), o aviso para concordar com os novos termos deu as caras novamente no aplicativo de mensagens para Android e iPhone (iOS). A atualização das regras está prevista para entrar em funcionamento a partir de maio.

O alerta que voltou a aparecer para quem não concordou com as novas regras é parecido com a mensagem surgida em fevereiro. Assim como na anterior, a nova notificação tem duas páginas. Na primeira, o mensageiro levanta três observações, destacando alguns pontos importantes sobre a atualização.

“Não podemos ler ou ouvir suas conversas pessoais, pois elas são criptografadas de ponta a ponta. Isso nunca vai mudar”, diz o primeiro tópico. Depois, o informe explica que o mensageiro está “facilitando o chat com empresas para fazer perguntas e ter respostas rápidas”. Por fim, há um link para saber mais informações sobre a mudança.

Na segunda página, o usuário é recepcionado por um aviso de que o WhatsApp “não está mudando a privacidade de suas conversas pessoais”. Mais abaixo, o mensageiro afirma que está fornecendo mais explicações sobre as regras do serviço com a atualização, e lista dois exemplos:

  • “Como as empresas podem gerenciar seus bate-papos usando as ferramentas do Facebook. Os bate-papos com essas empresas são opcionais e claramente identificados no aplicativo”;
  • “Mais informações sobre como o WhatsApp funciona, incluindo como processamos dados e mantemos sua conta segura”.

Os novos termos estão previstos para entrar em vigor em 15 de maio de 2021. Antes, o prazo era 8 de fevereiro de 2021.

Notificação para aceitar atualização da política de privacidade do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Notificação para aceitar atualização da política de privacidade do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Novas regras de privacidade do WhatsApp geram polêmica

Em janeiro, o WhatsApp anunciou uma mudança em sua política de privacidade, o que rendeu uma repercussão negativa entre os usuários. Na época, o mensageiro até chegou a se explicar. Mas, depois das críticas, os responsáveis pelo serviço decidiram adiar os novos termos para maio.

Outras informações sobre a mudança vieram a público no final de fevereiro. Em um email enviado a parceiros comerciais, os responsáveis pelo aplicativo de mensagens afirmaram que as mensagens dos usuários que não concordarem com as novas regras seriam bloqueadas.

O episódio, porém, abriu portas para outras alternativas. Em janeiro, por exemplo, tanto o Telegram quanto o Signal dispararam na App Store e na Google Play Store em diversos países. Na sequência dos acontecimentos, o Telegram até chegou a apresentar um recurso para importar conversas do mensageiro do Facebook.

No Brasil, a alteração chamou a atenção de entidades de defesa do consumidor, como a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça. Na semana passada, o Procon-SP questionou o Facebook pela política de privacidade no WhatsApp.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados