Início » Aplicativos e Software » Android prepara comandos de voz do Assistente sem OK Google

Android prepara comandos de voz do Assistente sem OK Google

Google Assistente para Android pode ganhar opção para utilizar comandos de voz em tarefas rápidas sem precisar dizer "OK Google"

Bruno Gall De BlasiPor

O Google está buscando outras formas para acionar o Google Assistente. Recentemente, uma opção para utilizar comandos de voz sem falar OK Google em tarefas rápidas, como desativar despertadores e atender ligações, surgiu na versão de testes do app do buscador para Android. O recurso ainda não está disponível a todos.

LG K51S com Google Assistente

Os primeiros rastros da novidade começaram a aparecer em março. Naquela época, surgiram relatos sobre uma função do Google Assistente chamada internamente de “Guacamole”. Ainda assim, as descrições sobre a ferramenta não explicavam exatamente o papel da novidade e nem como ela funcionava.

Pelo visto, a função começou a ganhar forma nos últimos dias. Na versão 12.15.9.29 (beta) do aplicativo do buscador, pelo Android 11, alguns usuários conseguiram acessar uma tela chamada “Atalhos de voz” (em tradução livre) ao tocar na opção “Guacamole”, nas configurações do Assistente. Nela, há uma definição que fala sobre solicitar ajuda a “tarefas rápidas” sem precisar dizer a frase que aciona a assistente.

Logo abaixo da explicação, há uma opção para ativar a função, que também é chamada de “Atalhos de voz”, e que ainda não pode ser habilitada. A configuração também traz um aviso, com um link que leva a termos e condições sobre a ferramenta. Mas, como conforme observado pelo Android Police nesta sexta-feira (23), a página está inacessível.

Android pode ganhar opção para comandos de voz do Assistente sem "OK Google" (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Android pode ganhar opção para comandos de voz do Assistente sem “OK Google” (Imagem: Reprodução/9to5Google)

No mesmo dia, o 9to5Google teve acesso a possíveis utilidades que a novidade pode trazer. Segundo o site, o recurso pode ser utilizado para tarefas rápidas sem precisar do comando que aciona a assistente de voz. Por exemplo, se o despertador disparar, basta dizer “pare” para ser desligado sem precisar das “palavras mágicas” antes.

Não há previsão de lançamento da nova ferramenta.

Google testa comandos sem “OK Google” em smart displays

Esta não é a primeira vez que o Google explora o acionamento da assistente sem o atalho. Em outubro de 2020, um vídeo no YouTube mostrou o uso da ferramenta em um Google Nest Hub Max sem utilizar a frase “OK Google”. No lugar, o usuário só precisava se aproximar do dispositivo e solicitar algo.

Com informações: 9to5Google e Android Police

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando