Início » Aplicativos e Software » Como desbloquear o iPhone usando o Apple Watch

Como desbloquear o iPhone usando o Apple Watch

Apple Watch pode desbloquear o iPhone quando o rosto estiver coberto por máscara; saiba como ativar o recurso do iOS 14.5

Lucas Lima Por

O Face ID é muito útil como ferramenta para desbloquear o iPhone, mas tem suas falhas: quando o usuário precisa se proteger com uma máscara facial e parte do rosto fica escondida. Nesse caso, a autenticação não é feita. Para isso, a Apple implementou uma função no iOS que permite desbloquear o iPhone com o Watch, quando o proprietário estiver usando máscara.

iPhone e Apple Watch (Imagem: Tim Alex/Unsplash)

iPhone e Apple Watch (Imagem: Tim Alex/Unsplash)

O desbloqueio do iPhone com Apple Watch no iOS 14.5

O desbloqueio do iPhone com o Apple Watch foi liberado apenas via iOS 14.5 em telefones com Face ID. Também é preciso ter um Watch Series 3 com watchOS 7.4 ou posteriores.

É uma medida que pode evitar que proprietários do iPhone retirem a máscara para fazer a autenticação, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19.

iPhones com Touch ID ainda continuam desbloqueando pela impressão digital.

Configurar o desbloqueio do iPhone com Apple Watch

Visto que o iPhone e o Watch estejam atualizados para o iOS 14.5 e watchOS 7.4, respectivamente, basta ativar a opção nas configurações de bloqueio do iPhone:

  1. Acesse o Ajustes no iPhone;
  2. Toque na opção “Face ID e Código” e digite a senha de desbloqueio do iPhone;
  3. Ative a opção “Desbloquear com o Apple Watch”.
Opção para desbloquear o iPhone usando o Watch (Imagem: Reprodução/Apple)

Opção para desbloquear o iPhone usando o Watch (Imagem: Reprodução/Apple)

Uma vez que a opção estiver ativada, basta tentar desbloquear o iPhone enquanto estiver usando uma máscara para que o relógio entre em ação e efetue a autenticação. Vale lembrar que, para o recurso funcionar:

  • O Apple Watch deve estar no pulso, com recurso de detecção de pulso ativado, desbloqueado e com um código de bloqueio configurado;
  • O rosto deve estar coberto por uma máscara (nariz e boca);
  • Ambos dispositivos devem estar com Wi-Fi e Bluetooth ativados, mesmo que não estejam conectados a uma rede Wi-Fi no momento.

É seguro desbloquear o iPhone com o Apple Watch?

Considerando que um código também permite o acesso ao iPhone, um mesmo código também é usado para proteger o Apple Watch, portanto sim, é seguro configurar o recurso. É semelhante ao processo de desbloquear o Mac com um Watch.

Esse método de autenticação só deve funcionar enquanto o rosto do usuário estiver coberto por uma máscara no momento que o desbloqueio for feito.

Ainda assim, quando um desbloqueio do iPhone é feito usando o Apple Watch, o relógio emite sinais vibratórios e uma mensagem na tela, com a opção para bloquear o telefone de novo, caso não tenha sido a intenção do usuário.

O recurso não pode ser usado para autenticar compras, ver senhas salvas ou abrir aplicativos bloqueados com o Face ID, como o WhatsApp, apenas para desbloquear o iPhone.

Com informações: Apple.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando