Início » Celular » Sony tem lucro anual com celulares Xperia pela primeira vez desde 2017

Sony tem lucro anual com celulares Xperia pela primeira vez desde 2017

O bom resultado financeiro da Sony vem acompanhado de queda de aproximadamente 9,3% nas vendas de smartphones no mundo

André FogaçaPor

Pela primeira vez desde 2017, a divisão de smartphones da Sony conseguiu fechar o ano fiscal registrando lucro. A informação parece e é realmente importante para os acionistas da empresa japonesa, respingando até mesmo para os usuários, mas o motivo deste dado positivo não está diretamente ligado com alguma boa subida no número de aparelhos vendidos no mercado internacional.

Sony Xperia 1 Mark 3 (Imagem: Divulgação/Sony)

Sony Xperia 1 Mark 3 (Imagem: Divulgação/Sony)

A Sony divulgou nesta quarta-feira (28) seus resultados financeiros para o ano fiscal de 2020, que acabou recentemente e marcou o período como o primeiro a gerar lucro com a comercialização de celulares Xperia desde 2017.

Olhando para os números de unidades vendidas, o lucro parece pouco provável. A Sony divulgou que no ano fiscal de 2019 conseguiu colocar no mercado um total de 3,2 milhões de celulares, somando todos os modelos criados pela marca. Já para o mesmo período de 12 meses do ano seguinte, 2,9 milhões de aparelhos ganharam um dono depois da prateleira das lojas – queda de aproximadamente 9,3%.

Sony reduz custos para ter lucro

Como perder quase um décimo das vendas registradas no ano anterior não deveria significar lucro, a Sony encontrou outros meios para fechar os números com um sorriso no rosto: os custos operacionais foram reduzidos, junto do aumento no preço médio dos celulares comercializados.

Outro ponto que ajudou nessa conta é a junção de algumas divisões de eletrônicos da Sony junto dos celulares e elas incluem até mesmo televisores, câmeras e aparelhos de som. No final das contas o lucro para o ano de 2020 foi de 27,67 bilhões de ienes, contra prejuízo de 21,05 bilhões de ienes em 2019.

Enquanto 2020 traz alívio para o bolso da Sony, o primeiro trimestre de 2021 não é positivo e já fez a marca registrar prejuízo quando é considerada exatamente a mesma divisão de eletrônicos. Neste período foram comercializados 400 mil celulares Xperia, número pouco interessante após vender 1 milhão de aparelhos no trimestre anterior.

Com informações: GSMArena e Sony.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Igor Nagase (@nagasedesu1)

Força Sony! Gosto de ti!

André Gorgen (@Banana_Phone)

Hoje em dia só a Sony ainda tem auto falante frontal, até a linha Pixel não tem mais. E no Z2 eu acha bonito demais o alto falante, pois era bem na borda, era capaz de reproduzir som mesmo se estivesse com a tela virada pra baixo.

E o led de notificação era no alto falante de cima, era bem bonito. Algo que sinto falta nessa onda de smartphones sem bordas são os led de notificação.