Google Maps traz orientações contra COVID-19 em buscas por viagens

Google Maps também pode ser utilizado para programar viagens de carro, adicionando pontos de parada como hotéis e restaurantes

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google exibe mais informações sobre COVID-19 (Imagem: reprodução/Google)
Google exibe mais informações sobre COVID-19 (Imagem: reprodução/Google)

O Google começou a adicionar mais alertas relacionados com a pandemia de COVID-19 dentro do Google Maps, agora focados no turismo nacional ou mesmo internacional. O objetivo do gigante das buscas é aumentar a quantidade de informações sobre segurança em um momento onde países do hemisfério norte estão se aproximando das férias de verão.

Aos poucos alguns países estão vacinando um número cada vez maior de pessoas, que esperam o meio do ano para executar o planejamento de viagens durante o verão no hemisfério norte. O Google diz que já notou uma subida na quantidade de pesquisas sobre este assunto, então decidiu que já é hora de aumentar a presença de informações no buscador e dentro do Google Maps acerca da atual pandemia.

A primeira das novidades aparece quando o usuário busca por hotéis em alguma cidade específica. Se você pesquisar, neste momento, algo como “hotéis em Toronto”, recebe a lista dos principais da cidade, junto de fotos e informações relacionadas aos seus preços, avaliações e também um alerta sobre restrições impostas pela cidade ou país para o turismo.

No caso da cidade no Canadá, o alerta diz que é necessário realizar um teste de COVID-19 e ficar em quarentena por 14 dias após a chegada no país. Já em uma busca pelo mesmo termo na capital da Inglaterra, Londres, o Google afirma que a entrada é proibida para este destino, mas pode haver exceções.

Cada aviso é seguido de um link com as informações oficiais do governo local, além de uma opção para que o usuário receba um alerta por e-mail quando a restrição for alterada – seja para mais ou menos limitações.

Google Maps diz mais sobre o planejamento de viagens

Google Viagens exibe parques nacionais e cidades menores (Imagem: reprodução/Google Viagens)

Google Viagens exibe parques nacionais e cidades menores (Imagem: reprodução/Google Viagens)

Estes novos alertas também aparecem dentro do Google Viagens, que a partir de agora mostrará mais destinos em cidades pequenas, além de parques nacionais de alguns países quando o usuário clicar ou tocar na aba “Explorar”. Aqui no Brasil eu encontrei informações apontando para estes locais, como o Parque Nacional do Itatiaia que fica na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, ou então o Parque Nacional Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

Já dentro do Google Maps, se o usuário acessar o serviço de mapas a partir de um computador, poderá planejar com antecedência um passeio longo de carro. Colocando os pontos de início e fim da viagem, agora é possível pesquisar diversos pontos de parada nas proximidades da rota como hotéis, restaurantes, postos de gasolina, parques, áreas de descanso, bancos, eventos para um momento específico, museus e até supermercados.

Todas estas adições aos serviços de mapas e viagens do Google já estão em funcionamento para todos os usuários.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados