Epic explica por que não coloca Fortnite no Xbox Cloud Gaming

A decisão de não incluir Fortnite no Xbox Cloud Gaming foi deliberada e envolve até mesmo parte briga da empresa com a Apple

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fortnite (Imagem: divulgação/Epic Games)

Fortnite (Imagem: divulgação/Epic Games)

A Epic Games ainda não liberou seu maior sucesso no mundo dos games, Fortnite, para rodar na nuvem da Microsoft, com o Xbox Cloud Gaming e o motivo da ausência é a própria plataforma. A alegação vem diretamente do vice-presidente de desenvolvimento de negócios na empresa, Joe Kreiner, que vê este console virtual como um concorrente para a própria empresa.

A parte triste da história é que Fortnite pode nunca chegar para quem quer jogar com o Xbox Cloud Gaming, ao menos é a sensação transmitida com uma fala de Joe Kreiner. Para o executivo da desenvolvedora do famoso battle royale, a plataforma para jogos na nuvem oferece uma concorrência pela Microsoft para as propostas da Epic Games para o PC. Por conta disso, não colocar seu game de tiro nela é uma escolha deliberada.

Outro ponto podendo ser real, mas agora apenas por um chute, está na parceria entre Epic Games e Nvidia para a disponibilidade de Fortnite para dentro do GeForce Now. A plataforma da empresa conhecida por criar placas de vídeo é diferente do Xbox Cloud Gaming, pois ela permite a ativação do game a partir da compra do título em diversas lojas para o PC, sendo a Epic Games Store uma delas.

A ativação não entrega nenhuma cobrança para a desenvolvedora, fazendo o dinheiro circular basicamente por onde a Epic Games quiser. Este cenário muda no Xbox Cloud Gaming, já que a compra dos jogos acontece dentro da loja da própria Microsoft. Enquanto nos computadores a desenvolvedora de Fortnite entrega o battle royale somente por sua própria loja, ela precisa aceitar os termos da gigante do software para permitir a entrada de gamers em um Xbox One, Series S ou X.

Mesmo gratuito, Fortnite entrega uma quantidade generosa de compras dentro do jogo. As opções giram em itens cosméticos, mas ainda assim entregam uma quantia considerável de dinheiro para a Epic Games, sem passar por nenhuma taxação e este ponto foi o motivo central de sua briga com a Apple.

Epic Games no GeForce Now também leva Fortnite ao iOS

O GeForce Now também é importante por ser a única forma para jogadores em um iPhone, iPod Touch ou iPad rodarem Fortnite em seus dispositivos. Desde o começo da briga entre Apple e Epic Games, o game foi removido da App Store e ela é a única forma oficial para que um jogo ou aplicativo possa ser instalado em um iOS.

Fortnite também enfrenta problemas na Play Store do Android, mas por lá o Google não impede a instalação de lojas de terceiros dentro dos aparelhos, como acontece com a Galaxy Store nos Samsung, a Amazon Appstore e até mesmo a Epic Games Store.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados