Início » Jogos » Como jogar Disco Elysium [Guia para iniciantes]

Como jogar Disco Elysium [Guia para iniciantes]

Confira dicas de como jogar Disco Elysium, um premiado RPG com jogabilidade baseada em diálogos e sem combates tradicionais

Diego Melo Por

Disco Elysium é um jogo de RPG lançado para PC em 2019 e para PS4, Xbox One e Nintendo Switch em 2020. No game, o jogador assume o papel de um detetive com problemas de amnésia encarregado de resolver um misterioso assassinato. A jogabilidade é baseada em diálogos, com as habilidades representando percepções e características da personalidade do protagonista. Confira dicas de como jogar Disco Elysium e conheça estratégias para aproveitar melhor o game.

Disco Elysium já tem data para chegar ao PS4 e PS5 (Imagem: Divulgação/Robert Kurvitz)

Disco Elysium (Imagem: Divulgação/Robert Kurvitz)

Como jogar Disco Elysium [dicas básicas]

Conheça suas habilidades

A árvore de habilidades do protagonista é um dos aspectos mais importantes de Disco Elysium. Como não há combate “físico”, os desafios e as “batalhas” são resolvidos durante as interações dos diálogos, seja com outros personagens ou do protagonista consigo mesmo.

São quatro grupos principais:

  • Intelecto: impacta o quanto o você é esperto;
  • Psique: mede sua sensibilidade e inteligência emocional;
  • Físico: mensura força física e fortitude, ou seja, o quanto seu corpo é forte por fora e “por dentro”;
  • Motoras: reflete no controle mental e na agilidade física do personagem.

Logo no começo do jogo, você terá que escolher entre três arquétipos (Pensador, Sensível e Físico), que distribuem 12 pontos entre os quatro grupos de habilidade. Escolha aquele que se encaixa melhor com seu estilo de jogo e visão do protagonista. Você também pode criar seu próprio arquétipo distribuindo 12 pontos da maneira que preferir.

Cada grupo maior de habilidade define o quanto você pode evoluir nas outras 24 skills (6 para cada habilidade). Conforme você ganha experiência, pode gastar pontos nessas skills para melhorar suas chances de sucessos nos diálogos, para descobrir quem você é e desvendar o mistério do assassinato.

Como jogar Disco Elysium / Divulgação / ZA/UM

Jogue como um detetive com amnésia (Imagem: Divulgação / ZA/UM)

Entenda como funciona o Gabinete de Reflexão

Outra mecânica que pode ajudar (ou atrapalhar) o seu personagem é o Gabinete da Reflexão. Conforme você interage com o mundo e com outras pessoas, pensamentos surgem na mente do protagonista. Eles podem ser colocados em espaços no Gabinete da Reflexão, liberando benefícios e/ou desvantagens.

Com o passar do tempo, esses pensamentos se internalizam e suas características mudam completamente, dando algum tipo de vantagem para alguma habilidade. Várias vantagens exclusivas só podem ser liberadas dessa forma. No entanto, os espaços são limitados, então escolha aquelas que você entende que serão mais benéficas para o seu jogo.

Aperte TAB o tempo todo e colete garrafas

Apertar a tecla TAB ilumina os objetos interativos do cenário. Disco Elysium tem um visual que remete às pinturas aquareladas, algo que apesar de dar um tom artístico ao jogo, pode não facilitar na identificação dos objetivos.

Dessa forma, você também consegue coletar mais garrafas pelas ruas e lugares do jogo. Elas podem ser vendidas na loja Fritte, uma espécie de farmácia que também vende outros itens úteis. Elas não valem muito, mas podem ajudar a sempre ter algum dinheiro quando precisar.

Como jogar Disco Elysium / Divulgação / ZA/UM

A jogabilidade é totalmente baseada em diálogos (Imagem: Divulgação / ZA/UM)

O tempo passa quando você conversa

O tempo em Disco Elysium funciona de forma um pouco diferente do habitual. Basicamente, as horas passam quando você está conversando com alguém ou descansando em algum lugar. Algumas tarefas só podem ser completadas em determinados horários, então é importante ficar de olho no relógio ao bater-papo – mas você pode explorar os lugares e interagir com os objetos sem pressa.

Ainda sobre as conversas, diferente do que é “recomendado” em jogos de RPG, esgotar todas as opções de diálogo pode não ser uma boa ideia em Disco Elysium. Seu personagem pode acabar falando alguma coisa que não deveria, e isso pode causar algum problema ou dificultar alguma ação mais para frente.

Mantenha-se saudável

Apesar de não haver combates físicos em Disco Elysium, o protagonista ainda pode se machucar e até mesmo morrer. No jogo, as batalhas são, na verdade, discussões, e as palavras e os argumentos podem machucar tanto seu corpo quanto sua mente.

São dois tipos de “barras de vida”: uma de Saúde e outra de Moral. Ter mais saúde significa que o personagem pode encarar desafios mais físicos, como abrir uma porta a força. A barra de moral determina o quanto o protagonista suporta as “porradas” verbais e constrangimentos nas interações sociais.

Recuperar ambas as energias requer drogas especiais compradas na farmácia. A quantidade de itens de restauração disponíveis é exibida sobre suas respectivas barras. Gerencie-os com cuidado, pois zerar qualquer uma das barras significa “game over”.

Como jogar Disco Elysium / Divulgação / ZA/UM

Habilidades e traços de personalidade influenciam na jogabilidade (Imagem: Divulgação / ZA/UM)

Entenda o sistema de checagens e aproveite as roupas

Tal qual nos RPGs tradicionais, algumas ações dependem de um misto de sorte com os pontos de habilidades do personagem. Decisões, respostas em diálogos, ou ações físicas como abrir uma porta são realizadas por um sistema de checagem: o jogo rola dados virtuais, calculando suas chances em relação a um valor necessário. Se você passar, novas possibilidades podem se abrir ou a tarefa é completada com sucesso.

Nessas checagens, o jogo considera as skills do protagonista, a quantidade de informações que você coletou, e até mesmo as respostas e interações com outros personagens. Antes de escolher se deseja ou não passar pelo teste, você pode ver a chance de sucesso em forma de porcentagem.

Checagens brancas podem ser refeitas novamente mais tarde. Checagens vermelhas só podem ser feitas uma vez. Análise a situação e veja se não vale a pena descobrir mais alguma informação ou melhorar uma habilidade antes de realizá-la.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando