Início » Aplicativos e Software » Windows 10 vai enfim ganhar suporte a áudio Bluetooth em AAC

Windows 10 vai enfim ganhar suporte a áudio Bluetooth em AAC

Esta build beta do Windows 10 também passa a juntar indicações duplicadas de dispositivos de áudio conectados via Bluetooth

André Fogaça Por

A Microsoft anunciou nesta semana o lançamento da build 21370 do Windows 10, dentro do programa para testes conhecido como Insider. São poucas as novidades, mas a principal delas está no suporte nativo para o codec AAC em dispositivos de áudio que suportam estes dados com ajuda da conexão Bluetooth.

Tela do Windows Update (Imagem: reprodução/Windows 10)

Tela do Windows Update (Imagem: reprodução/Windows 10)

A lista de mudanças dentro desta versão de testes para o Windows 10 realmente não é das mais animadoras ou empolgantes, mas pode tornar a vida mais confortável para quem utiliza fones de ouvido Bluetooth. A partir de agora, quem tem um dispositivo de áudio que antes era separado em duas categorias dentro dos ajustes para escolher para onde será enviado o som, encontrará o mesmo gadget unificado em apenas um nome.

A separação não é comum, mas aparece principalmente em alguns fones de ouvido com microfone embutido e o Windows 10 pode separar a dupla como se fossem dois aparelhos conectados ao mesmo tempo, partindo da mesma fonte. Com a alteração da build 21370, sempre que as opções forem divididas, o sistema operacional da Microsoft fará a união delas em uma só escolha – diminuindo a bagunça no seletor para gadgets Bluetooth.

Windows 10 retoca ícone do Explorador de Arquivos

Junto deste lado mais operacional, a Microsoft também traz ao Windows 10 a possibilidade de reproduzir conteúdo com ajuda do codec AAC para som sem fio. O sistema operacional mira essa nova adição no usuário com fone de ouvido ou falantes capazes de reproduzir áudio com qualidade maior que o tradicional, ainda assim garantindo um arquivo longe de ser gigantesco.

Passando para a parte menos empolgante das novidades, a Microsoft realizou alguns pequenos ajustes para o ícone do Explorador de Arquivos na barra de ferramentas, alterou a animação responsável por exibir o teclado virtual em dispositivos com tela sensível ao toque, e esta ferramenta para digitação passa a exibir a barra “\” quando o usuário tocar no campo “Executar”.

O pacote ainda resolve problemas conhecidos com a recente adição de previsão do tempo e notícias para a barra de tarefas, soluciona bugs que aparecem durante a instalação de alguns pacotes de atualização do Windows 10, indo até mesmo para arrumar a bagunça presente em algumas impressoras conectadas via USB e que nem sempre eram inicializadas corretamente.

Se você ficou interessado em testar esta versão beta do Windows 10, é só abrir a área do Windows Update e clicar na opção Programa Windows Insider. Como qualquer software ainda voltado para desenvolvedores e não entregue ao público geral, ele conta com uma quantidade maior de erros ainda não solucionados.

Com informações: Microsoft.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Já não era hora, principalmente essa ridícula.

Pra fazer videochamadas com o fones de ouvido, até então, eu tinha de ir editando manualmente a saída e entrada de som em cada site.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Tem umas coisas no windows que estão muito atrasadas a implementação, os dispositivos moveis dão um banho em facilidade de uso.

Uma coisa que me irrita muito é que tu não pode mandar o audio sair ao mesmo tempo por varias saídas, ai tenho de fica alternando no sistema entre o headset e os alto-falantes (e o software da logitech bem que podia resolver isso, mas ele é bem incompetente em facilidade de uso também). No android assim que ele conecta nos fones bluetooth já muda a saída de som sozinho.